Categorias
Sem categoria

Milho apresenta redução de produtividade no RS

Em nova avaliação da safra, efetuada em 458 municípios gaúchos, a cultura do milho apresenta uma redução de 39,49% na produtividade inicial de 7.337 kg/ha, que foi recalculada em 4.440 kg/ha. As áreas implantadas consistiam em 831.786 hectares, mas foram reavaliadas em 810.380 hectares, ou seja, 2,57% inferior à inicial.

 

Considerando todos os fatores, a produção no Estado foi revista para 3.597.897 toneladas, representando um decréscimo de 41,05%. A redução de produtividade é decorrente, majoritariamente, da insuficiência de umidade nos solos entre dezembro e fevereiro, período que culminou, em grande parte dos plantios, a fase reprodutiva, crítica para a manutenção de potencial produtivo das lavouras. 

 

Foto: Getty Images

 

A irregularidade das chuvas provocou desigualdade em relação à perda no potencial produtivo entre as regiões do Estado. A época de plantio também interferiu no índice de perdas, como é possível observar nas lavouras semeadas no início do período recomendado, que foram as mais prejudicadas. A ocorrência de chuvas entre 02 e 04/03 beneficiou os cultivos em desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos, que totalizam 26% das lavouras. No período, a colheita evoluiu para 61% da área cultivada.

 

Captura de tela 2023-03-10 175312

 

Março segue com chuvas acima da média, alerta o meteorologista Willians Bini. Veja a análise abaixo sobre o fim do La Niña e possível El Niño para o final do ano:

 

 

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

 

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

 

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *