Categorias
Noticias Agrícolas

Excesso de umidade no solo dificulta semeadura do milho 23/24 nos campos gaúchos

Estimativa indica que 44% das lavouras projetadas foram plantadas

A semeadura do milho safra 23/24 tornou-se impraticável, em várias regiões gaúchas, em decorrência da saturação do solo e das temperaturas mais baixas, que são condições inadequadas tanto para a semeadura quanto para o desenvolvimento inicial da cultura. As lavouras estão em fase de emergência e em desenvolvimento vegetativo. A estimativa é que 44% das lavouras projetadas foram plantadas, segundo a Emater/Ascar-RS.

Nas regiões com prolongado excesso de umidade no solo, já se observam estresse nas plantas e dificuldades de realização de tratos culturais. No aspecto fitossanitário, o monitoramento da cigarrinha do milho nas lavouras emergentes está sendo intensificado, com capturas diárias em armadilhas. Os produtores estão aguardando condições adequadas de tempo para o acesso às lavouras, visando ao controle da praga.

Na Fronteira Oeste, em São Gabriel, o plantio iniciou apenas em pequenas áreas, mas com alto risco de apresentar falhas expressivas por causa do excesso de umidade no solo.

Em Caxias do Sul, algumas lavouras localizadas em áreas ribeirinhas e de baixada sofreram alagamento temporário, ocasionando mortalidade de plantas. Em Erechim, foi possível dar continuidade à semeadura, pois a quantidade de chuvas foi menor em relação às outras regiões do Estado. Com isso, o índice regional de implantação das lavouras aumentou de 50% para 60% em relação à área projetada.

Foto: Francieli Estraih –

Em Frederico Westphalen, as lavouras estabelecidas enfrentam elevada pressão de cigarrinha e lagarta. A ocorrência de temperaturas baixas e, em alguns pontos isolados, a formação de geada não deve afetar o estado das lavouras devido ao seu estágio de desenvolvimento atual. A adubação nitrogenada já se encontra em estágio inicial.

Em Ijuí, a área plantada representa 46% da expectativa de plantio. Nas lavouras semeadas entre 28 e 30/08, anteriormente às chuvas torrenciais, foi observada erosão do solo, principalmente nos pontos de convergência do terreno e nas vias de tráfego de máquinas. Nessas áreas, a emergência das plantas está ocorrendo de maneira uniforme, apesar dos volumes expressivos de chuva. Nas lavouras semeadas na primeira quinzena de agosto, os agricultores realizaram a adubação nitrogenada em cobertura.

Em Santa Rosa, o progresso na área plantada foi lento devido às precipitações, alcançando 77% da expectativa. Em algumas áreas, houve excesso de chuvas, que ocasionaram erosão de solo e lixiviação de nutrientes. Em alguns casos, houve alagamentos, levando à morte de plantas.

Ainda de acordo com a Emater/Ascar-RS, a projeção de cultivo da nova safra de milho verão 23/24 para o Rio Grande do Sul é de 817.521 hectares com o cereal. A produtividade prevista é de 7.414 kg/ha.

Tendência do Clima

Nesta segunda-feira (18/09), a chuva ganha intensidade no Rio Grande do Sul, associada ao avanço da frente fria e à atuação da baixa pressão no Paraguai. No norte do estado, o sol aparece, mas há previsão de pancadas de chuva acompanhadas por raios. Alerta para a chuva em todas as regiões devido ao alto volume dos rios do estado. Na região central, a condição será de muita nebulosidade, com previsão de chuva de moderada a forte intensidade que ocorre a qualquer hora do dia na região. No sul gaúcho, o dia será chuvoso, com a chuva variando entre moderada e forte intensidade. 

Na terça-feira (19/09), o dia será de muita nebulosidade, com previsão de chuva em todo o estado. Atenção para chuva de moderada a forte intensidade em toda a faixa centro-oeste. Na faixa leste, a chuva será de fraca a moderada. 

As instabilidades se mantém na quarta-feira (20/09), sobre o Rio Grande do Sul, mas, no norte, noroeste do estado, região da Grande Porto Alegre, litoral norte e nas áreas de Serra, as pancadas de chuva intercalam períodos de sol e melhoria. A chuva ainda pode vir forte, acompanhada por raios e ventos moderados. Segue a atenção para todo o Rio Grande do Sul, devido aos acumulados que ainda podem colaborar para transtornos. No extremo sul e oeste gaúcho, dia de sol com muitas nuvens e chuva a qualquer momento.

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *