Categorias
Noticias Agrícolas

Desafios climáticos impactam colheita de bergamota montenegrina

Em Caxias do Sul, a estimativa é que as perdas na safra podem atingir 50%

Em Caxias do Sul (RS), boas partes dos pomares de citros, tanto de laranja quanto de bergamota de variedades mais precoces, já estão em floração no ponto de cotonete. Os produtores realizam os primeiros tratamentos fitossanitários, visando à prevenção de doenças, como estrelinha. A colheita de bergamota segue com alta movimentação, principalmente da variedade Montenegrina. Em razão da finalização da safra, estima-se redução de 40% na produtividade, ocasionada pelos diversos fatores climáticos.

Os pomares de laranja apresentam redução considerável de produtividade. De acordo com o levantamento da Emater/Ascar-RS, estimam-se perdas de 50% da safra, ocasionadas pelo excesso de chuvas e pela falta de insolação, que provocou a queda de frutos, rachaduras e dificuldades para a realização adequada dos tratamentos fitossanitários.

A colheita das variedades de ciclo precoce está finalizada restam apenas às variedades mais tardias para serem colhidas. Em função do início da floração, os produtores estão realizando os tratamentos de florada com fungicidas e micronutrientes, especialmente boro.

No município de Soledade, os pomares de citros estão em fase de floração. Alguns produtores estão no campo para realizar o manejo para podridão floral/antracnose. Na região, a colheita da bergamota das variedades Montenegrina e Murcott avança e ocorre também a colheita de laranja para suco. A produção de citros está bem abaixo de uma safra normal. O período chuvoso na floração foi a principal causa da redução da produtividade dos pomares.

Previsão do tempo para o RS nos próximos dias

Na quarta-feira (04/09), o tempo muda em todo o Rio Grande do Sul. Os meteorologistas da Climatempo, alertam para ocorrência de temporais na faixa oeste, Campanha, sul, região metropolitana e Serra entre a tarde e a noite. Nas demais regiões do estado também haverá chuva, mas sem alerta para temporais.

Na quinta-feira (05/09), o tempo volta a ficar firme em todo o estado. Uma nova massa de ar frio derruba as temperaturas. Há previsão de geada na Campanha Gaúcha e nevoeiro na faixa central do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (06/09), o sol predomina ao longo do dia em todo o estado. O destaque fica para o tempo frio, com previsão de geada na Campanha, região central e norte do Rio Grande do Sul.

Leia também: Produtor gaúcho intensifica semeadura do milho safrinha antes da chuva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *