Categorias
Sem categoria

Clima favorece cultivo da cevada

A colheita da cevada no Rio Grande do Sul se aproxima de 90% da área cultivada que é de 37.500 hectares. A amostragem em 70 municípios produtores apontou alteração na expectativa de produtividade em +3,8%, elevando de 3.237 kg/ha para 3.360 kg/ha, de acordo com levantamento da Emater/Ascar-RS.

 

Entre as principais regiões produtoras, a amplitude produtiva foi de aproximadamente 3.000 kg/ha, nas regiões de Ijuí e Frederico Westphalen, a 3.590 kg/ha, em Passo Fundo. A produção estimada foi revista para 126 mil toneladas. 

 

Foto: Getty Images

 

Nessa safra, as condições climáticas foram muito favoráveis à exploração, e o fator preponderante para definição da produtividade foi o destino a ser dado à produção, entre a indústria cervejeira, com mais cuidados no manejo de fertilidade e fitossanitário, e que obteve os maiores rendimentos, ou ao uso para arraçoamento animal, com menor uso de insumos, que obteve menores resultados. 

 

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a colheita foi finalizada. Com pouca atuação de empresas cervejeiras na região, a tendência de cultivo persistirá para alimentação animal, mesmo apresentando qualidade dentro dos padrões exigidos pela indústria. 

 

Em Erechim, a colheita está em fase final. A qualidade do grão é considerada excelente, e o destino da maior parte da produção é a fabricação de cerveja.

 

Aveia branca

 

A cultura está em processo de colheita, em finalização ou já finalizada a oeste gaúcho, em menor proporção, a leste. O índice estadual é de 93% colhidos. A revisão realizada por amostragem em 181 municípios aponta uma expectativa de produtividade de 2.590 kg/ha, representando a elevação de 4,5% em relação ao levantamento anterior, que apontava 2.478 kg/ha. A área de cultivo é de 350.641 hectares.

 

A aveia branca para a produção de grãos é o cultivo de inverno que apresenta maior diferença de produtividade entre regiões: em Bagé e Pelotas, é próxima a 1500 kg/ha, e em Caxias do Sul e Ijuí, próxima a 2.900 kg/ha. Essa diferença advém dos propósitos dos cultivos, ou seja, desde o uso para ração animal até comercialização para a indústria alimentar humana e seus diferentes manejos, os quais são fatores causadores dessa amplitude. A produção estimada revista é de 908.160 toneladas.

 

Em Ijuí, a cultura está com a colheita praticamente concluída, e a produtividade é considerada satisfatória. Os produtores que implantaram a cultura nas datas recomendadas pelo zoneamento de risco climático estão satisfeitos com a produtividade e com a qualidade do produto colhido. No entanto, há baixa liquidez no mercado regional, impulsionando a realização de troca do produto por insumos e a venda direta aos produtores de leite para uso na alimentação animal. Há grande variabilidade de preço final do produto conforme o destino da produção, e a venda direta aos produtores apresenta os menores preços, mas com pagamento a curto prazo.

 

Veja como fica o clima: 

 

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *