Categorias
Noticias Agrícolas

Chuva acima da média favorece início da safra de cana no centro-sul

Produtividade é considerada alta. Veja como fica o clima nas áreas produtoras

O início da safra de cana de açúcar começou no mês de abril no Centro-Sul (2023/2024), e registrou 18,5% de ganho em TCH (toneladas de cana por hectare) em relação à safra passada, crescendo de 70,6 para 83,7 TCH na média da região, segundo o último boletim de Olho na Safra, divulgado pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

A alta da produtividade está relacionada aos elevados volumes de chuva registrados na safra 2022/23 e pelo menor estágio médio de corte entre os meses de abril de 2022 e 2023, variando de 3,7 para 3,3, respectivamente, indicando um canavial mais jovem. Regionalmente, as produtividades médias registradas foram muito superiores às da safra passada, com exceção do estado de Goiás, que registra uma produtividade similar. Goiás foi o estado que menos sofreu com a seca registrada em 2021, mantendo a produtividade.

Foto: Getty Images

Produtividade

Os destaques positivos em produtividade são o Paraná, que aumentou em quase 60%, Araçatuba (+33,6%), e Mato Grosso do Sul (+29%).

A qualidade de matéria-prima (ATR) foi praticamente igual à registrada em abril de 2022 (ganho de 0,9%), com perdas mais evidentes em Goiás e Piracicaba.

Tendência do Clima para os próximos dias nas áreas de cana

Entre esta terça (30/05) e a quarta-feira (31/05), muitas áreas de instabilidade provocam chuvas fortes entre a Região Sul, partes do Sudeste e do Centro-Oeste. As áreas mais atingidas serão o Vale do Itajaí em Santa Catarina, Paraná, metade sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Até a quarta-feira, os volumes de chuva podem ultrapassar 50 mm nesses estados. A chuva pode vir acompanhada por rajadas de vento, eventual queda de granizo e além de paralisar as atividades de corte e moagem da cana de açúcar, pode provocar transtornos.

A chuva deve espalhar também, mas de uma forma mais isolada entre o sul de Mato Grosso, sul de Goiás, metade sul e leste de Minas Gerais. No extremo sul de Minas Gerais, assim como no Rio de Janeiro a chuva pode chegar de uma forma moderada. Na segunda metade da semana o tempo seco volta a ganhar força e a predominar sobre o centro-sul.

Temperatura

Apesar do começo desta semana gelado sobre o Rio Grande do Sul, a tendência é que o frio diminua ao longo dos próximos dias e não há previsão pra novo declínio muito acentuado das temperaturas e frio intenso com risco para cultivos nesta primeira quinzena de junho. Um novo episódio de frio mais intenso está previsto para a região Sul na última dezena do mês, mas ainda assim não há indicativos para extremos em áreas produtoras de cana de açúcar.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *