Categorias
Noticias Agrícolas

Chuva e ventos fortes causam destruição em lavouras de milho do Paraná

Veja como fica o clima nos próximos dias

A passagem da frente fria sobre o Paraná deixou um rastro de destruição. A chuva e os ventos fortes foram observados em diversas localidades urbanas e rurais. De acordo com o Simepar, em Altônia na região noroeste do estado as rajadas chegaram a 96,4 km/h por volta das 17h, da última segunda-feira (04/09). Ainda de acordo com o órgão, na cidade de Entre Rios, as rajadas atingiram 89,6 km/h e em Ubiratã, 86,4 km/h. Na capital Curitiba, as rajadas ultrapassaram 50km/h.

Em Mamboré (PR), um caminhão tombou na pista. Em Toledo, um telhado de zinco foi arrancando, árvores caíram em várias ruas da cidade que atingiram os carros estacionados. Os ventos atingiram 73,4 km/h na cidade, segundo dados da Simepar.

No mapa abaixo você confere o acumulado de chuva dos últimos 5 dias no Brasil. Destaque para algumas áreas da Região Sul que já acumularam mais de 125 milímetros de chuva.

Ciclone extratropical se afasta do Sul nesta terça

Chuva causa estragos também na área rural do Paraná

Na área rural de Vera Cruz do Oeste (PR), na propriedade de Josiane Ribeiro, a chuva e os ventos fortes tombaram o milho que estava pronto para ser colhido.

Foto: Josiani Ribeiro – Vera Cruz do Oeste – PR

“No meio da tarde de segunda começou uma ventania muito grande acompanhada de chuva que provocou todo o estrago em nossa lavoura. Neste momento, meu marido estava na roça colhendo e precisou sair correndo para colocar lona no caminhão que abrigava a colheita do dia, mas mesmo assim molhou o milho”, relata a produtora.

Tendência do Clima

Nesta terça-feira (05/09), o tempo volta a ficar firme em boa parte do Paraná. No extremo norte do estado, o sol aparece e há condição para pancadas de chuva de fraca intensidade ao longo do dia. No litoral, o dia terá muita nebulosidade e há previsão de chuviscos. No restante do estado, a condição é de sol entre nuvens com rajadas de vento entre 40 e 60 km/h em toda a região.

Na quarta-feira (06/09), novas instabilidades se formam na fronteira oeste do estado e provocam chuva acompanhada por raios. Na faixa central, a condição será de sol entre algumas nuvens sem chuva. Para a faixa centro-leste, o dia será de muita nebulosidade e há previsão de chuva de fraca intensidade ao longo do dia.

No dia do feriado (07/09), as instabilidades se espalham por todo o Paraná.

Leia também: Clima favorece desenvolvimento da canola

Central El Niño: A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *