Categorias
Sem categoria

Chuva beneficia desenvolvimento da soja no norte do RS

Nesta semana o tempo deve ficar bastante instável sobre o Brasil. A passagem de uma frente fria pelo Sul deve gerar chuva em algumas localidades dos três estados nos próximos dias, deixando novamente em alerta a faixa leste de Santa Catarina que na semana passada já recebeu volumes bastante expressivos.

 

GettyImages-1323060028

Foto/Reprodução Getty Images

 

O avanço desse sistema, juntamente com outras instabilidades, ajuda a organizar a precipitação sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. Ainda nesta segunda-feira são esperados volumes significativos que podem ocorrer em forma de temporais para áreas do centro-leste de Mato Grosso, centro-sul do Pará, Goiás, Tocantins e centro-sul do Maranhão. Entre o norte de São Paulo e sul e oeste de Minas Gerais também não se descarta a possibilidade de chuva moderada a forte que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

 

Apesar de ser esperado redução na produtividade da soja em algumas áreas de Mato Grosso e Goiás devido aos episódios de veranico e a irregularidade das precipitações durante a primavera, a chuva prevista para essa semana beneficia as lavouras que estão em fase de desenvolvimento, mas em contrapartida deve paralisar as atividades em campo.

 

Assista ao vídeo abaixo: 

 

 

Na faixa oeste da região Sul e algumas áreas de Mato Grosso do Sul, a irregularidade da chuva preocupa os produtores da região, mas no decorrer desta terça e quarta-feira, uma nova frente fria irá avançar, gerando volumes de chuva que devem ajudar na manutenção da umidade do solo. Esse sistema que avança beneficia as lavouras do norte do Rio Grande do Sul, mas na região mais a sudoeste do estado, que já vem sendo bastante afetada pelos baixos volumes, a irregularidade da chuva ainda continua. A partir de meados da semana, com o avanço do sistema e a formação de um novo corredor de umidade, são esperados altos volumes de chuva numa faixa que se estende do Sudeste até o Norte, principalmente sobre São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro e sobre áreas da região Centro-Oeste.

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! Receba conteúdos exclusivos e acompanhe outras informações no Instagram do Agroclima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *