Categorias
Noticias Agrícolas

Chuva ajudou na alta produtividade da cana de açúcar em SP

Estado atinge 2° maior estimativa de produção de açúcar da série histórica

Dados do segundo levantamento da safra de cana de açúcar 22/23, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indicam a segunda maior estimativa de produção de açúcar da série histórica no estado (24,4 milhões de toneladas). Prevista em 328,2 milhões de toneladas, a produção de cana abrange uma área de 4,025 milhões de hectares, com uma produtividade de 81.529 kg/ha.

Clima foi favorável para a alta produtividade da cana 23/24

De acordo com o levantamento, a safra 2023/2024 de cana vem com uma retomada de produtividade em todas as regiões do centro-sul, e no caso particular do estado de São Paulo, ela ocorre em razão do clima favorável que propiciou a alta do rendimento, com chuvas consecutivas nos meses de janeiro e fevereiro. Foram precipitações acima da média, e por consequência da produção volumosa, algumas unidades de produção estão considerando a possibilidade de estender a moagem até o mês de dezembro.

Foto: Getty Images

Produção de açúcar no estado de São Paulo

O estado de São Paulo detém 59,7% da produção brasileira de cana-de-açúcar. Estimada em 40,89 milhões de toneladas, a produção brasileira de açúcar conta com a  importante contribuição paulista, com mais da metade da produção nacional.  Atualmente o estado possui cerca de 150 unidades de produção em atividade de moagem.

Produção nacional de cana de açúcar 23/24

Com uma produtividade acima de 78 mil quilos por hectare, a produção nacional de cana-de-açúcar deverá chegar a 652,9 milhões de toneladas na safra 2023/24. Se confirmado, o volume representa um crescimento de 6,9% (42,1 milhões de toneladas colhidas a mais que na temporada passada). O incremento é esperado devido à melhora no desempenho das lavouras, uma vez que as condições climáticas, para essa temporada, vêm se apresentando ainda melhores que na safra 2022/23.

Em relação ao etanol de cana, a estimativa de produção é de 12,15 bilhões de litros, também uma importante contribuição dentro da estimativa nacional (27,72 bilhões de litros).

Tendência do Clima

No Sul, uma nova frente fria avança a partir desta terça-feira (22/08), e provoca chuva sobre a faixa leste dos três estados ao longo desta semana, mas não deve se espalhar pelo interior. O sistema deve avançar para costa do Sudeste a partir da sexta-feira e aliada a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica deve intensificar as instabilidades e espalhar chuvas de forte intensidade sobre a faixa leste da região, interior de São Paulo e parte do interior de Minas Gerais.

Os maiores volumes de água, de 70 até 100 mm, tendem a atingir as áreas litorâneas de São Paulo, Rio de Janeiro, zona da mata Mineira e Espírito Santo. Entre o próximo sábado (26/08) e o domingo (27/08) o sistema, inclusive, deve organizar a umidade Amazônia sobre interior do Brasil, aumentando as instabilidades, não somente sobre interior do Sudeste, mas também sobre o interior do Centro-Oeste, onde há previsão para tempo mais nublado durante o final de semana e podem ocorrer episódios de chuva isolados e de fraca intensidade entre o interior de Goiás e Mato Grosso.

Temperatura

Quanto as temperaturas, faz calor no interior do Brasil e a à partir da próxima sexta-feira uma massa de ar de origem polar sobre o Sul do Brasil, provoca declínio acentuado das temperaturas. São esperadas temperaturas bastante baixas, especialmente durante o final de semana, com risco para ocorrência de geadas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e extremo sul paranaense. As temperaturas devem sofrer uma ligeira oscilação entre Mato Grosso do Sul, São Paulo eu sou de Minas Gerais, mas estas áreas não há previsão para frio extremo.

Novidade: Conheça a Central El Niño

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *