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Cebola, alho e salmão do Chile ganham espaço no BR

O Chile vem ampliando também suas exportações de alimentos ao Brasil. Entre janeiro e outubro deste ano, as vendas de cebola in natura chilenos subiram 220,24% e somaram mais de US$ 10 milhões quando comparados ao mesmo período do ano anterior. Já as exportações de alho in natura superam US$ 4 milhões (582,7%) no mesmo período analisado. O Brasil é o segundo mercado de destino dessas
exportações depois do México (US$ 19 milhões).

Chama atenção também a alta percebida para as carnes suínas chilena, que ultrapassaram US$ 2 milhões neste ano até outubro, representando um crescimento de 687,6% em relação ao mesmo período de 2021. O Brasil é o 13º mercado de destino deste produto, com participação de 0,24% no total das exportações chilenas.

 

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Foto: Getty Images

Quando se trata das exportações chilenas de salmão e truta para o mundo, elas somaram, entre janeiro e outubro deste ano, US$ 5,4 bilhões. Desse total, o Brasil – terceiro principal mercado, comprou US$ 673 milhões, crescimento de 12,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Os EUA lideraram o ranking, com US$ 2,4 bilhões, alta de 27,8%.

 

Azeite

 

O mercado de azeite chileno é uma novidade para o Brasil que vem ampliando a oferta do óleo aos consumidores brasileiros. Entre janeiro a outubro de 2022, as exportações de azeite do país andino somaram US$ 30 milhões, alta de 75,1% em relação ao mesmo período de 2021. O Brasil é o primeiro mercado de destino das exportações chilenas de azeite. Em segundo lugar estão os Estados Unidos (US$ 18 milhões) e em terceiro a Argentina (US$ 5 milhões).

Leia também: Chile é o principal fornecedor de vinhos para o BR

 

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