Categorias
Noticias Agrícolas

Chuva e frio podem paralisar atividades nas lavouras de trigo e tabaco no RS

Frente fria e ar polar: Veja como ficam as condições para as culturas

A chegada de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil vai provocar mudanças no tempo nos próximos dias. Há risco para temporais. Em algumas localidades a chuva pode variar de 100 a 200 mm.

Entre a quinta (22/08) e a sexta-feira (23/08), a frente fria avança pelo interior gaúcho e espalha chuva generalizada sobre o Rio Grande do Sul. As precipitações devem paralisar as atividades no campo, inclusive do trigo em áreas gaúchas e a preparação da terra para o plantio do milho verão.

A chuva avança sobre o interior de Santa Catarina e no centro, sul e leste do Paraná. Em algumas localidades, deste estados, os acumulados podem variar de 80 até 100 mm e favorece a manutenção da umidade do solo para a fase final de desenvolvimento das lavouras que foram mais impactadas pela falta de umidade. 

Nova onda de ar frio polar

Acompanhando a frente fria, uma nova massa de ar de origem polar vai avançar sobre o centro-sul do Brasil, a última do mês de Agosto. O ar frio polar provoca um declínio acentuado das temperaturas e se espalha pelo interior gaúcho e na madrugada de sábado (24/08) e de domingo (25/08), aumenta o potencial para ocorrência de geadas na região da Campanha. As geadas podem impactar o trigo mais adiantado em fase de floração e as áreas produtoras de tabaco no noroeste gaúcho e no centro-oeste de Santa Catarina.

Ainda na madrugada de domingo, o ar frio avança sobre áreas de Santa Catarina e Paraná, aumentando o risco de geadas no interior catarinense, sul e sudoeste paranaense.

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Veja também: Qual a melhor nutrição animal no Inverno?

Mato Grosso projeta crescimento exponencial

Foto: Aline Anacleto – RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *