Categorias
Noticias Agrícolas

Chuva interrompe trabalhos nos campos de arroz

Veja como fica o clima nos próximos dias

Os trabalhos de preparo de solo e dessecação do arroz para o manejo pré-plantio foram interrompidos em decorrência do grande volume de chuvas desde o início de setembro no Rio Grande do Sul. Algumas áreas encontram-se submersas devido aos elevados volumes de precipitação acumulados, bem como às cheias nos cursos d’água próximos, o que provavelmente exigirá reparos em taipas danificadas pela força da água.

Foto: Getty Images

Em Bagé, embora o período preferencial de plantio se estenda até meados de outubro, os produtores com grandes áreas a serem implantadas estão preocupados em razão do risco de atrasos, causado pelas condições climáticas e pelas previsões de novos eventos de chuvas intensas nos próximos dias.

Em Soledade, não foram realizadas atividades de campo. Os trabalhos se concentraram nos galpões, como ajustes de plantadeiras, em preparação para o início do processo de semeadura.

O Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) projeta área de cultivo de 902.425 hectares. A Emater/RS-Ascar estima produtividade de 8.359 kg/ha.

Tendência do Clima

Nesta segunda-feira (18/09), a chuva ganha intensidade no Rio Grande do Sul, associada ao avanço da frente fria e à atuação da baixa pressão no Paraguai. No norte do estado, o sol aparece, mas há previsão de pancadas de chuva acompanhadas por raios. Alerta para a chuva em todas as regiões devido ao alto volume dos rios do estado. Na região central, a condição será de muita nebulosidade, com previsão de chuva de moderada a forte intensidade que ocorre a qualquer hora do dia na região. No sul gaúcho, o dia será chuvoso, com a chuva variando entre moderada e forte intensidade. 

Na terça-feira (19/09), o dia será de muita nebulosidade, com previsão de chuva em todo o estado. Atenção para chuva de moderada a forte intensidade em toda a faixa centro-oeste. Na faixa leste, a chuva será de fraca a moderada. 

As instabilidades se mantém na quarta-feira (20/09), sobre o Rio Grande do Sul, mas, no norte, noroeste do estado, região da Grande Porto Alegre, litoral norte e nas áreas de Serra, as pancadas de chuva intercalam períodos de sol e melhoria. A chuva ainda pode vir forte, acompanhada por raios e ventos moderados. Segue a atenção para todo o Rio Grande do Sul, devido aos acumulados que ainda podem colaborar para transtornos. No extremo sul e oeste gaúcho, dia de sol com muitas nuvens e chuva a qualquer momento.

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *