Categorias
Noticias Agrícolas

Arroz e feijão safra 22/23 apresentam redução de área, segundo levantamento da Conab

Veja a tendência do clima para as áreas produtoras durante o feriado de 7 de Setembro

Importantes produtos para a mesa do brasileiro, o arroz e feijão apresentam cenários distintos de acordo com o 12º Levantamento da safra de grãos 22/23, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No caso dos dois produtos houve redução de área de plantio devido à concorrência com outras culturas na época mais rentáveis. No entanto, para o arroz, a melhora da produtividade não foi suficiente para compensar a menor área resultando numa queda de produção de 6,9%, chegando a 10 milhões de toneladas. Já para a leguminosa, o bom desempenho das lavouras, assegura uma colheita total de 3,04 milhões de toneladas, 1,7% acima do resultado da safra anterior.

Tendência do Clima

Nesta quinta-feira, feriado da Independência, a chuva ganha força no Sul do país, devido à atuação de um sistema denominado cavado sobre a Argentina, combinado com a formação de uma baixa pressão no litoral do Uruguai. Os dois sistemas vão favorecer a formação de nuvens de chuva em boa parte dos estados.

Há perigo de temporais e chuva volumosa em toda a faixa oeste/centro-sul do Rio Grande do sul e alerta também para temporais no norte e nordeste gaúcho.

O fluxo de ar quente e úmido da Região Norte do país, que está intensificado auxilia o cavado que atua sobre a Argentina, levando mais chuva para os três estados do sul. Também é importante ressaltar que o transporte de ar quente e úmido da parte norte do país favorece a formação de pancadas de chuva no Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Na faixa litorânea do Norte/Nordeste, a circulação de umidade do mar em direção ao continente favorece a formação de pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade desde o sul sul da Bahia até o Amapá.

Atenção para chuva de moderada a forte intensidade do norte do Mato Grosso à faixa central de Santa Catarina. Na faixa litorânea entre o sul do Espírito Santo até o leste do Rio Grande do Norte há condições de chuva de moderada a forte intensidade.

Os meteorologistas da Climatempo chamam a atenção para chuva de moderada a forte intensidade na faixa centro-norte do Amapá, noroeste do amazonas e todo o estado de Roraima e o centro-sul de Rondônia.

Rajadas de vento

As rajadas de vento variam entre 50 e 70 km/h do sul do Mato Grosso do sul ao extremo sul gaúcho. Entre a faixa litorânea do Rio Grande do sul, os ventos ganham intensidade e variam entre 70 e 90 km/h.

No norte de Goiás, até o litoral de Santa Catarina, atenção para rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.

Umidade baixa

Alerta para a umidade relativa do ar, que está abaixo de 30% do norte do Piauí ao norte de Goiás. Há risco de queimadas da faixa centro-norte de Goiás ao norte do Maranhão, oeste do Amazonas e de Pernambuco.

Central El Niño: A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!

Leia também: Brasil registra novo recorde com produção de grãos, segundo a Conab

Frente fria não impede avanço da colheita do feijão terceira safra em Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *