Categorias
Noticias Agrícolas

Colheita da soja foi finalizada em Passo Fundo e Erechim

Veja quais regiões retomaram a colheita depois da chuva

Em Bagé (RS), a colheita da soja evoluiu devido ao tempo seco e alcançou cerca de 90% da área cultivada. Na Fronteira Oeste, em São Borja, o ritmo é de final dos trabalhos no campo. Os municípios de Barra do Quarai e Uruguaiana já concluíram a colheita. Já na Campanha, a colheita está estimada em 85%.

Em Caxias do Sul, a estimativa de produtividade é de 3.365 kg/ha. A colheita foi retomada após o período chuvoso e superou 90% do total da área cultivada. Embora o tempo seco tenha predominado a umidade dos grãos em colheita ainda é elevada devido à grande formação de orvalho durante as madrugadas.

Em Erechim, a produtividade da soja está estimada em 2.900 kg/ha. A colheita foi praticamente encerrada, restando pequenas lavouras semeadas no início de fevereiro, em sucessão ao milho. Em Frederico Westphalen, a produtividade estimada é de 2.234 kg/ha. A área colhida alcançou 95%. Houve variação de mais de 50% na produtividade entre os municípios da região em função da má distribuição de chuvas durante os meses de verão. A produtividade variou de 3.000 a 3.500 kg/ha em Pinheirinho do Vale, Vicente Dutra, Alpestre, Erval Seco, Frederico Westphalen, Seberi e Planalto, localizados mais ao norte da região. As menores produtividades foram entre 1.320 e 1.800 kg/ha em Jabuticaba, Sagrada Família, São José da Missões, Barra Funda e Palmeira das Missões, localizados mais ao sul.

Foto: arquivo istock

Em Ijuí, a estimativa de produtividade é de 1.869 kg/ha. A colheita foi retomada e está em finalização, restando as lavouras semeadas na primeira quinzena de fevereiro. Os produtores demandam informações sobre o controle de algumas ervas para a próxima safra devido à formação de grande banco de sementes de invasoras, como caruru, leiteiro e capim arroz, que não afetaram a produção na safra atual nem nas anteriores.

Em Passo Fundo, a colheita foi tecnicamente encerrada na região, aproveitando as condições de tempo sem precipitações. A estimativa de produtividade é de 2.674 kg/ha. Em Pelotas, a produtividade está estimada em 2.199 kg/ha. Estima-se que 75% das lavouras foram colhidas; 23% estão maduras; e 2%, em final de enchimento dos grãos. Os produtores também realizaram atividades, visando estruturar a safra 2023/2024, com o objetivo de adiantar as negociações dos contratos de arrendamento, a correção de acidez e a fertilidade dos solos. Os produtores que possuem estrutura para armazenamento de fertilizantes estão antecipando a compra.

Em Santa Maria, a projeção atual é colher 1.555 kg/ha. A colheita alcançou 98%, restando lavouras semeadas tardiamente. Em Santa Rosa, a produtividade está estimada em 1.039 kg/ha. A colheita se encaminha para o final, restando lavouras semeadas em safrinha e as sem condições de trânsito de máquinas. A área colhida alcançou 96%.

Tendência do Clima

O tempo volta a ficar estável em todas as regiões do Rio Grande do Sul neste início de semana. Apesar da alta variabilidade de nuvens, não chove e o sol brilha forte. As temperaturas são baixas, especialmente de manhã e a sensação é de frio. Pode ventar com moderada intensidade no litoral. 

Na terça-feira (23/05), com céu limpo no norte, enquanto nas demais regiões ainda há bastante variação de nuvens, mas sem previsão de chuva. O tempo segue firme e com bastante sol. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *