Categorias
Noticias Agrícolas

Chuva atrapalha colheita do café no Espírito Santo e Bahia

Veja o vídeo explicativo da meteorologista Eliana Gatti

De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a área total destinada à cafeicultura no país em 2023 (arábica e conilon) totaliza 2,26 milhões de hectares, aumento de 0,8% sobre a área da safra anterior, com 1,9 milhão de hectares destinados às lavouras em produção, com crescimento de 3,3% em relação ao ano anterior e 355,5 mil hectares em formação, com redução de 11% em comparação ao ciclo anterior.

Vale destacar que, nos ciclos de bienalidade negativa, os produtores costumam realizar tratos culturais mais intensos nas lavouras, promovendo algum tipo de manejo como poda, esqueletamento ou recepas em áreas que só entrarão em produção nos próximos anos.

Nas últimas safras, a estabilidade na área brasileira de café tem sido compensada pelos ganhos de produtividade, representado pela mudança tecnológica observada na produção cafeeira.

Espírito Santo

A produção está estimada em 14.553 mil sacas com uma expectativa de redução de 13% na produção, causada pelo longo período de estiagem, aliado às baixas temperaturas e ano de baixa bienalidade, sobretudo, no arábica.

Já o café conilon capixaba possui uma produção estimada em 11.460 mil sacas, redução de 7,3% em relação à safra anterior. Arábica: a produção deverá ser de 3.093 mil sacas, 29,1% abaixo do volume colhido na última safra.

Bahia

A estimativa de produção é de 3.624 mil sacas com crescimento previsto em 0,6% na produção total. Arábica: 1.231 mil sacas e conilon: 2.393 mil sacas.

Chuva atrapalha colheita no Espírito Santo e Bahia

A colheita do café começou em várias áreas produtoras brasileiras. Porém, o avanço de uma frente fria pode atrapalhar momentaneamente a colheita nos estados da Bahia e do Espírito Santo. Veja o vídeo da meteorologista Eliana Gatti.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Foto: Angela Ruiz – Café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *