Atualizado 20/07/2015
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuva forte e volumosa no Sul do país.
A última semana ainda foi marcada por chuva forte e volumosa no Sul do país. Instabilidades associadas a uma frente fria estacionária, a um sistema de baixa pressão atmosférica no interior do continente e ao fluxo de umidade vindo do Norte do país, continuaram provocando temporais, com elevados acumulados de chuva em Santa Catarina e no Paraná, principalmente. No Rio Grande do Sul a chuva perdeu força na sexta-feira, mas voltou a chover forte no fim de semana. É possível observar na figura abaixo que no centro-norte do Paraná e leste do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva chegaram a 100mm, com picos que atingiram até 150mm em alguns municípios.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 15/07 e 19/07
Pelo interior do Brasil, por outro lado, a atuação de uma forte massa de ar seco manteve o tempo firme. A umidade relativa do ar ficou baixa em diversas áreas, variando entre 21 e 30% nas horas mais quentes do dia. Houve um grande aumento na concentração de poluentes também na região metropolitana de São Paulo, com índices de qualidade do ar moderados.
Previsão para os próximos dias no Brasil:Frente fria avança para o Sudeste e temperatura cai no Centro-Sul do país.
A semana começa com chuva forte no Sul do país. Áreas de instabilidade associadas a uma frente fria que avança pelo litoral do Rio Grande do Sul continuam provocando chuva forte no Estado nesta segunda-feira. Um sistema de baixa pressão atmosférica deve se formar na costa de Santa Catarina, se intensifica e dá origem a uma nova frente fria que avançará para a região Sudeste, provocando o retorno das chuvas. A chuva não acontece de forma generalizada na região Sudeste, mas de forma localizada e não são esperados grandes acumulados. Só deve chover em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Além disso, a novidade nesta semana também é o frio. Volta a fazer bastante frio no Sul do país, em São Paulo e no Rio de Janeiro, em Mato Grosso do Sul e a temperatura até cai em Rondônia, em Rio Branco e no sul de Mato Grosso. Pode gear, inclusive, na Serra gaúcha.
* No interior do Nordeste, o tempo fica seco. No litoral da Região, a chuva será frequente e os maiores acumulados de chuva devem se concentrar no litoral do Ceará, do Rio Grande do Norte, Paraíba e da Bahia
* Na Região Norte, o ar seco ganha força e a chuva só fica concentrada no norte da Região. Ainda assim, acontece de forma localizada. No norte do Amazonas e de Roraima, os acumulados devem variar entre 70 e 100mm.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 21 a 25 de Julho.
* Para o período de 26 a 30 de julho, ainda são esperados grandes acumulados de chuva em Santa Catarina e na porção sul do Paraná. O interior do País continua com tempo seco, enquanto nas outras áreas, a chuva acontece de forma localizada.
Figura 4: Previsão de chuva acumulada para o período de 26 a 30 de Julho.