Volta a chover no Sul do Brasil nesta semana

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana foi de tempo seco na maior parte do Brasil.

 

* Como é comum nesta época do ano, uma grande massa de ar seco predominou sobre a maior parte do Brasil na semana passada.

 

* A Figura 1 mostra que choveu apenas nos extremos do país. A chuva mais intensa e volumosa foi registrada em Roraima, com mais de 100 mm acumulados. Mas também choveu de forma significativa na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e na costa leste do Nordeste.

 

* Com o bloqueio das frentes frias, na semana passada também não houve onda de frio.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 27 de junho a 03 de julho.

 

* A última semana de junho foi de  tempo seco na maior parte do Brasil, mas o começo do mês foi de chuva volumosa e acima do normal em grande parte do Sudeste, como pode ser visto na Figura 2, que mostra a anomalia mensal de chuva para o mês de junho. Além da chuva, o mês que passou também foi marcado por uma forte onda de frio, que provocou recordes de baixa temperatura e muita geada.

 

Figura 2: Anomalia de chuva para o mês de junho de 2016 (observado X média climatológica).

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Volta a chover no Sul do Brasil.

 

* Nesta semana, o bloqueio será rompido e uma nova frente fria consegue avançar sobre o Sul do Brasil. A frente fria avança entre terça (05) e quarta-feira (06), e pode provocar temporais isolados na Região. Na quinta-feira (07), a massa de ar polar que acompanha a frente fria derruba a temperatura e há possibilidade para formação de geada na Campanha Gaúcha e nas Serras do RS e de SC. A partir de sexta-feira (08), são novas áreas de instabilidade que provocam chuva no Sul do país. A Figura 3, mostra os volumes de chuva que são previstos para esta semana.

 

* Na maior parte do país, o predomínio nesta semana ainda será de sol e tempo seco.

 

* No Nordeste, ocorrem algumas pancadas de chuva pelas faixas leste e norte da Região. No Norte, as chuvas mais fortes ainda se concentram em Roraima e no extremo norte do Amazonas.

 

Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 05 e 09 de julho.

 

* No período de 10 a 14 de julho, a chuva aumenta ainda mais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

 

Figura 4: Previsão de chuva acumulada entre os dias 10 e 14 de julho.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *