Verão começa com muita chuva no Rio Grande do Sul

Atualizado 21/12/2015

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Temporais no Sul do Brasil.

 

* Fortes áreas de instabilidade que se formaram entre o Paraguai e o norte da Argentina provocaram temporais no Sul do Brasil na semana passada. Os maiores volumes se concentraram entre no oeste da Região, com volumes que superaram os 100 mm.

 

* No Nordeste, a formação de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da atmosfera (VCAN), favoreceu a formação de algumas áreas de instabilidade sobre parte da Região. Voltou a chover em várias localidades do leste e do norte da Região. Por outro lado, a região central do Nordeste ainda teve uma semana marcada por tempo muito seco.

 

* Em Roraima, a semana foi marcada por sol e calor e não houve registro de chuva significativa.

 

* As demais áreas do país, tiveram calor e pancadas de chuva. Os volumes acumulados são mostrados na Figura abaixo.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 14 e 20 de Dezembro.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Verão começa com muita chuva no Rio Grande do Sul.

 

* O Verão começa oficialmente nesta terça-feira, dia 22 dezembro, às 02h48, no horário de Brasília.

 

* A nova estação irá iniciar com uma forte instabilidade sobre o Rio Grande do Sul e, até o fim de semana, a chuva ainda será frequente em grande parte do Estado, com a ocorrência de muitos temporais. A Figura 2 mostra que entre o oeste e o noroeste gaúchos, podem ser acumulados mais de 200 mm.  No decorrer da semana, a chuva também aumenta entre o Paraná e Santa Catarina.

 

* Ao longo desta semana o ar volta a ficar mais seco em grande parte do Sudeste. No Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, a tendência é de sol, bastante calor e pouca ou nenhuma chuva para os próximos dias. No Estado de São Paulo é que a chance de chuva é maior, mesmo assim, deve ocorrer de maneira irregular, na forma de pancadas, principalmente no final das tardes.

 

* No Centro-Oeste, as chuvas mais regulares são previstas para o sul de Mato Grosso do Sul e o norte de Mato Grosso.

 

* Um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) ainda irá provocar algumas pancadas de chuva na Região Nordeste. As chuvas mais significativas são previstas para a faixa litorânea entre Alagoas e o Ceará e para os Estados do Maranhão e do Piauí.

 

* Na maior parte da Região Norte, as pancadas de chuva vão acontecer com frequência, exceto em Roraima, no norte do Pará e no centro-sul do Amapá e do Tocantins.

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 22a 26 de dezembro.

 

* Para a última semana de dezembro, a expectativa ainda é de chuva volumosa para o Rio Grande do Sul e a chuva aumenta no Estado de São Paulo.

Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 27 a 31 de dezembro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *