Atualizado 04/04/2016
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana foi com chuva forte e volumosa no Norte e no Nordeste do Brasil.
* Na semana passada, a Zona de Convergência Intertropical favoreceu a ocorrência de chuva frequente, forte e volumosa em áreas do Norte e do Nordeste do Brasil. Na Figura 1, pode-se observar mais de 100 mm acumulados em uma extensa faixa que vai desde o oeste da Paraíba até a região de Manaus (AM).
* Nas demais Regiões do Brasil, os volumes acumulados foram muito inferiores. O predomínio foi de sol na maioria das áreas, a temperatura esteve elevada e a chuva aconteceu de forma muito localizada.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 28 de Março e 03 de Abril.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Temporais na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.
* Nesta semana, áreas de instabilidade ficam bloqueadas entre o Uruguai, a Argentina e o Rio Grande do Sul. Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, a chuva irá acontecer com frequência ao longo de toda a semana e são esperados eventos de chuva intensa, raios, granizo e ventania. Até o fim da semana, algumas cidades podem registrar mais de 200 mm.
* Nas demais áreas da Região Sul e também em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, esta semana terá pouca ou nenhuma chuva. No Centro-Oeste, a maior chance de chuva é para o Estado de Mato Grosso.
* Por enquanto, não há previsão de onda de frio.
* Do Amazonas até o Ceará, a chuva ainda vai ocorrer com frequência nesta semana e há risco para chuvas fortes e volumosas.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 05 e 09 de Abril.
* No período entre 10 e 14 de abril, o Brasil central terá o predomínio de uma massa de ar seco. As chuvas vão se concentrar nos extremos do país.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 05 e 09 de Abril.