Tempo instável entre Norte e Nordeste

Atualizado em 07/04/2014

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana

Na última semana, áreas de instabilidade cresceram sobre o Nordeste do Brasil e, junto com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), provocaram temporais no interior da Região. Segundo medições do INMET, choveu 126 mm em Fortaleza entre na manhã de segunda-feira (31/03). Desses, 70 mm caíram em apenas 1 hora. Nas áreas entre o oeste da Paraíba, o interior do Rio Grande do Norte e o sudeste do Ceará, também chove acima de 70 milímetros. A ZCIT também influenciou o tempo no norte do Pará e no Amapá. A chuva chegou aos 100 milímetros. Outro tipo de instabilidade, associada ao ar quente e úmido, provocou pancadas de chuva na região Norte, com acumulados significativos no Amazonas.

Pelo centro-sul do Brasil, alguns temporais isolados aconteceram por causa do calor e da alta umidade do ar. No dia 03 de abril um temporal atingiu a Grande Belo Horizonte e até alagou o aeroporto da Pampulha. Temporais também atingiram as regiões de Goiânia e Brasília. Uma instabilidade que veio do Paraguai provocou temporal também em Foz do Iguaçu na madrugada de segunda-feira (31/03). Segundo medições do INMET, choveu 87 mm entre 02h e 07h, sendo que 42 mm caíram em apenas 1 hora.

No mapa abaixo estão os volumes de chuva acumulada entre 31 de março e 06 de abril.

Figura 1: Chuva acumulada no período entre 31 de março e 06 de abril.

Previsão para os próximos dias no Brasil

A tendência é de que o tempo continue mais seco no Sudeste do País. Praticamente não tem previsão de chuva entre os dias 08 e 12 de abril, como mostra o mapa abaixo. A maior parte do Paraná, o leste de Santa Catarina e o extremo norte do Brasil também ficam sem chuva significativa ao longo desta semana. Já nas áreas entre a Bahia e o Amazonas, as áreas de instabilidade (associadas a uma área de convergência de ventos em níveis baixos da atmosfera) ainda provocam bastante chuva, com acumulados que variam entre 70 e 100 milímetros.

No Rio Grande do Sul uma nova e intensa frente fria vai avançar e provoca chuva forte no Estado e também no oeste de Santa Catarina. Os acumulados podem chegar perto de 100 milímetros.

Esta segunda frente fria vai vir acompanhada de uma massa de ar polar, e as temperaturas vão cair no Rio Grande do Sul no final desta semana. A semana que vem começa fria nos três Estados do Sul. Há risco de geada nas serras no amanhecer de segunda-feira, dia 14.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *