Atualizado 03/08/2015
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Tempo seco na maior parte do País.
O tempo seco predominou na maior parte do Brasil na última semana. Uma forte massa de ar seco ganhou força sobre o Centro-Sul do país e manteve o tempo firme, com temperaturas elevadas no período da tarde e umidade relativa do ar baixa nas horas mais quentes do dia. Várias cidades do Centro-Oeste e Norte registraram recorde de maior temperatura máxima do ano na última semana, entre elas Porto Velho, Rio Branco e Cuiabá, com 36,8°C, 35,5 °C e 37,3°C, respectivamente. Além do calorão, também foram registrados recordes de menor umidade relativa do ar do ano; Campo Grande com 21%, Goiânia com 22% e Palmas com 24%. No Norte do país, por outro lado, foram acumulados entre 50 e 100mm no sul de Roraima, norte do Amazonas e noroeste do Pará.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 15/07 e 02/08
Previsão para os próximos dias no Brasil:
Ao longo desta semana, o tempo volta a ficar instável no Rio Grande do Sul. Instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica na Argentina, serão reforçadas pelo ar quente e úmido vindo do norte do país e pela aproximação de duas frentes frias (uma no início da semana e outra no fim). Por isso volta a chover no Estado e são esperados acumulados elevados de chuva entre a Fronteira Oeste e a Grande Porto Alegre, com valores variando entre 30 e 50mm e picos que podem atingir até 70mm em algumas áreas. Em Santa Catarina, os acumulados ficam entre 10 e 20mm no leste. No leste do Paraná e no sul de São Paulo também volta a chover, devido à infiltração marítima, mas não são esperados grandes acumulados de chuva. Pelo Centro-Oeste, interior do Sudeste, do Nordeste e no sul da região Norte, o tempo firme ainda predomina.
*Na região Nordeste, a chuva vai ficar concentrada apenas no litoral leste, devido às instabilidades vindas do mar. São esperados, de maneira geral, entre 30 e 50mm de chuva entre o litoral de Alagoas e a Paraíba.
*No Norte do país, são esperados grandes acumulados de chuva para o norte do Amazonas e Roraima. No sul da Região, por outro lado, o tempo continua seco.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 28/07 a 01/08.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 09 à 13 de Agosto.