Semana será marcada por geada e chuva na Região Sul

A última semana foi marcada pela chuva na Região Sul, isso por conta do avanço de uma frente fria e a presença de diversos sistemas de baixa pressão atmosférica que organizaram áreas de instabilidade. Por outro lado, o Centro-Oeste e interior do Sudeste teve o predomínio do ar seco e com isso pouco volume de chuva foi acumulado sobre as áreas produtoras. A presença de uma onda de leste, que é a organização de muitas instabilidades do oceano para a costa nordestina, acabou por trazer grandes volumes acumulados de chuva no leste do Rio Grande do Norte até o litoral norte de Alagoas.

 

 

Chuva acumulada entre os dias 9 e 15 de maio

 

Durante esta semana, a passagem de uma nova frente fria vai trazer instabilidades e provocar chuva no Sudeste, sul da Bahia e organizar nuvens carregadas até a Região Centro-Oeste.

 

Previsão de chuva acumulada entre os dias 17 e 21 de maio

 

Entre os dias 17 e 21 de maior os volumes acumulados de chuva podem alcançar os 100mm sobre o PR e sul de SP, nas áreas de MS, RO e AC o volume acumulado de chuva chega aos 70mm.

O fenômeno climático El Niño vem perdendo força ao longo dos últimos meses, mas ainda influencia sobre o interior do Nordeste impedindo a formação de nuvens de chuva. As áreas litorâneas nordestinas terão um pouco mais de chuva por conta da circulação de umidade proveniente do mar.

 

Previsão de chuva acumulada entre os dias 22 e 26 de maio

 

A formação de uma nova frente fria promete trazer mais chuva para a Região Sul do Brasil ao longo da próxima semana. O ar polar que esse novo sistema frontal traz é capaz de fazer com que as temperaturas caiam muito na Região Sul do Brasil, o que favorece a condição para geada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *