Semana segue gelada pelo centro-sul do Brasil

Atualizado em 02/06/2014
 
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuva concentrada nos extremos norte e sul do Brasil

* Fortes áreas de instabilidade cresceram sobre a região Norte do Brasil na última semana e provocaram bastante chuva no centro-norte do Amazonas, no noroeste do Pará e em Roraima. Os acumulados chegaram perto dos 100 milímetros. Em compensação as outras áreas da Região tiveram predomínio de tempo mais seco, sem chuva significativa.

* Também choveu bem na Paraíba, no sul do Ceará e no leste do Pernambuco. Nessa época do ano, as Ondas de Leste (que nada mais são do que nuvens que se formam no mar e são trazidas pelo vento para a costa do Nordeste) atuam com frequência e foram elas que provocaram essa chuva. Nessas áreas os acumulados ficaram em torno de 50 milímetros.

* No Sul do Brasil, uma frente fria trouxe bastante chuva na semana passada, também com acumulados em torno de 50 milímetros, chegando até a 70 milímetros no oeste do Paraná.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Figura 1: Chuva acumulada no período entre 26 de maio e 01 de junho.

 
 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Mais uma massa polar traz frio intenso para Sul, Sudeste e Centro-Oeste

 
* Vai continuar fazendo frio nesta semana nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Uma nova massa polar avança por essas áreas e mantém as temperaturas baixas, principalmente durante as noite, madrugadas e manhãs. As temperaturas mínimas caem abaixo de 05ºC na região Sul, no Sul de Minas e na Serra da Mantiqueira, e abaixo de 10ºC no leste e sul de São Paulo. A figura 2 mostra a previsão da média da temperatura mínima nos próximos dias. Nesta próxima terça-feira (03) há condições para geada quase generalizada no Sul do País. A figura 3 mostra as áreas com risco de geada no amanhecer desta terça-feira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 2: Média das temperaturas mínimas entre 03 e 07 de junho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 3: Risco de geada para a terça-feira, 03 de junho.

 

* Com relação à previsão de chuva, as condições não mudam muito em relação à semana passada. Nessa semana uma frente fria leva bastante umidade e um pouco de chuva para parte de Minas Gerais e da Bahia. No centro-sul, outra frente fria e algumas instabilidades provocam mais chuva entre o norte do Rio Grande do Sul, o sul de Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo. E na região Norte ainda ocorrem pancadas de chuva frequentes no norte do Amazonas e em Roraima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 4: previsão de chuva entre 03 e 07 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *