Semana seca no centro-sul do Brasil

Atualizado em 15/04/2013

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Tempo úmido em grande parte do Brasil.

* A umidade continuou elevada em grande parte do Brasil na última semana. Além disso, uma nova frente fria avançou sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país no fim da semana. Volumes acima de 50 mm foram observados por várias áreas destas Regiões, como indica a Figura 1.

* No Nordeste, os maiores volumes foram observados no sul da Bahia, porque a semana começou uma frente fria por lá. A nova frente fria chegou ao sul da Bahia só nesta semana (segunda-feira, 15 de abril).

* No Norte, chuvas fortes e volumosas aconteceram sobre o Amapá e o norte do Pará.

Figura 1 : Chuva acumulada no período entre 08 e 14 de abril de 2013.

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana seca no centro-sul do Brasil.

* Uma grande massa de ar seco de origem polar avançou sobre o centro-sul do Brasil e derrubou a temperatura. No domingo (14 de abril), houve registro de geada fraca a moderada em algumas localidades da Região Sul, especialmente na serra.

* Na madrugada de terça-feira (16 de abril), há possibilidade de geada fraca na Serra da Mantiqueira, nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

* Esta massa de ar seco polar vai continuar sobre o centro-sul do Brasil nesta semana. Por isso, como pode ser visto na Figura  1, há uma grande área em branco no mapa em que não há previsão de chuva.

* Já no extremo norte de Minas Gerais e de Goiás, na Bahia, no Maranhão, no Piauí, no Tocantins, no Pará, no litoral do Amapá, no Amazonas e em Roraima, as pancadas de chuva acontecem com frequência e há condições para chuvas fortes e volumosas.


Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período entre 16 e 20 de abril de 2013.

* No período entre 21 e 25 de abril, a grande massa de ar seco ainda influencia o tempona maior parte do Brasil. A chuva vai se concentrar no norte do país.


Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período entre 21 e 25 de abril de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *