Atualizado em 06/10/2014
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Outubro começou com chuva em quase todo o País
*Durante a primavera, é muito comum observarmos características do inverno se misturando com características do verão. O mês de outubro começou com o retorno das pancadas de chuva em grande parte do território brasileiro, tanto pela presença de ar mais quente e mais úmido na atmosfera, quanto pela passagem de uma grande frente fria.
*O mapa abaixo mostra a chuva acumulada nos últimos 7 dias. De forma geral, quase todo o País recebeu pancadas de chuva. As áreas mais secas ficaram no interior de Minas, Bahia e Pernambuco, e na costa norte do País, entre Rio Grande do Norte e Amapá. Uma das áreas que chama bastante a atenção é a faixa entre o Tocantins e o Amazonas. Fortes chuvas atingiram essas áreas e houve registro de ventania e muitos raios. Os acumulados passaram de 50 milímetros e quase chegaram a 100 milímetros em penas áreas no noroeste do Amazonas, sul do Pará e centro do Tocantins.
Figura 1: chuva acumulada entre os dias 29 de setembro e 05 de outubro.
*No Sul do Brasil também houve registro de muita chuva na última semana. Uma forte frente fria avançou pela Região trazendo chuva volumosa, que provocou transtornos e prejuízos. O nível de vários rios gaúchos e catarinenses subiu bastante, mas o tempo voltou a ficar mais seco no final da semana. Outra frente fria voltou a provocar chuva forte na noite deste domingo (05) no oeste do Rio Grande do Sul.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Predomínio de ar seco no Brasil
*Depois de começar com chuva, outubro vai seguindo com tempo mais seco essa semana em grande parte do País. A circulação de ventos volta ser desfavorável à formação de nuvens de chuva, caracterizando o retorno de uma grande massa de ar seco. Nesta semana algumas instabilidades ainda vão provocar fortes pancadas de chuva no Acre, no Amazonas e em Roraima, onde a chuva pode passar de 70 milímetros.
*Neste começo desta semana ainda chove com frequência entre o litoral da Bahia e da Paraíba, com maiores acumulados entre Sergipe e Alagoas. Os volumes acumulados nessas áreas chegam a passar de 50 milímetros.
*No Sul do País, outra frente fria volta a influenciar o tempo no final da semana, trazendo mais temporais para o Rio Grande do Sul. A chuva mais volumosa fica concentrada no centro-sul e oeste do Estado, e novamente é suficiente para provocar alagamentos.
* Já nas demais áreas do Brasil a previsão é de uma semana mais seca, sem previsão de chuva significativa. As temperaturas ficam em elevação e há previsão de bastante calor no Centro-Oeste, no interior de São Paulo e de Minas Gerais, no interior da Bahia e também no Tocantins e no Piauí. Nessas regiões as temperaturas máximas podem passar de 35ºC.
Figura 2: previsão de chuva acumulada entre os dias 07 e 11 de outubro.