Atualizado 01/02/2016
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: A maior parte do Brasil teve chuva na semana passada.
* A semana passada foi marcada por tempo instável em grande parte do Brasil e janeiro terminou com chuva muito acima do normal em grande parte do Nordeste. O interior da Bahia foi o que mais chamou a atenção. Em Barreiras, no oeste baiano, foram acumulados em janeiro 583,4 mm. Esse foi um volume excepcional e o maior já registrado nesta cidade desde que começaram as medições, em 1961.
* No Sul do país, a semana começou com calor intenso, mas as pancadas de chuva retornaram. Um grande temporal aconteceu na Grande Porto Alegre na sexta-feira (29) e provocou muitos estragos.
* No Centro-oeste, chuvas fortes e volumosas ocorrem principalmente no norte de Mato Grosso e no norte de Goiás.
* No Norte, as chuvas mais volumosas se concentraram no Pará, em Rondônia e no sul do Amazonas.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 25 e 31 de Janeiro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana quente e com pancadas de chuva em grande parte do Brasil.
* Esta semana será marcada por temperatura elevada em grande parte do Brasil e, na maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste, a chuva vai acontecer, na forma de pancadas típicas de verão.
* Na Região Sul, a semana começou com a presença de uma frente fria e, nos dias posteriores haverá a formação de um sistema de baixa pressão. Há previsão de chuvas fortes nesta semana, especialmente entre o norte do Rio Grande do Sul e o leste do Paraná.
* A instabilidade irá aumentar na Região Norte nesta semana e voltará a chover inclusive em Roraima. Podemos ver na Figura 2 que em grande parte da Região são previstos volumes entre 70 e 100 mm.
* No Nordeste, a umidade ainda fica elevada em grande parte desta semana. As chuvas mais frequentes e fortes são esperadas para o Maranhão e o Piauí.
Figura 2: Chuva acumulada entre os dias 02 e 06 de fevereiro.
* Entre os dias 07 e 11 de fevereiro, a chuva aumenta na Região Sudeste, como mostra a Figura 3.
Figura 3: Chuva acumulada entre os dias 07 e 11 de fevereiro.