Semana pode terminar com chuvas fortes e volumosas em SP

Atualizado em 03/03/2014

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Fevereiro terminou com chuva abaixo da média no Sudeste

* O mês de fevereiro ainda foi marcado por chuva muito irregular na Região Sudeste. A Figura 1 que representa a anomalia de chuva para o mês, mostra que em quase toda a Região Sudeste o volume de chuva acumulado ficou abaixo do normal. Apenas no norte do Espírito Santo, a chuva ficou dentro da média. A falta de chuva tem provocado perdas agrícolas e pode afetar o abastecimento de água em muitas cidades. Já na maior parte da Região Norte e de Mato Grosso, o mês foi mais chuvoso do que o normal. Embora em Rondônia e no Acre o acumulado até tenha ficado abaixo da média, o excesso de chuva sobre a Bolívia elevou o nível do rio Madeira que provocou inundações.

* A Figura 2 mostra o que foi acumulado na última semana, entre os dias 24 de fevereiro e 02 de março. As chuvas mais volumosas ficaram concentradas sobre o Amazonas e Mato Grosso. No Sul, as chuvas mais significativas aconteceram sobre o sul e o leste do Rio Grande do Sul. No Nordeste, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis favoreceu a ocorrência de pancadas de chuva sobre grande parte da Região, até mesmo em áreas de sertão.

                                                                                     Figura 1: Anomalia de chuva para o mês de fevereiro de 2014.

 

                                                                                     Figura 2: Chuva acumulada no período entre 24 de fevereiro e 02 de março.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana pode terminar com chuvas fortes e volumosas em SP

* Nesta semana, áreas de instabilidade vão se organizar como uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil. Entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, há risco de temporais até a quarta-feira. Esta frente fria vai avançar para São Paulo na quinta-feira e a semana vai terminar com muita chuva sobre este Estado. A Figura 3 mostra os volumes de chuva previstos para o período entre 04 e 08 de fevereiro.

* Já na maior parte do Rio de Janeiro, no centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, o predomínio será de sol e tempo seco.

* No Centro-Oeste e na maior parte da Região Norte, a chuva será frequente e volumosa. No Nordeste, as pancadas de chuva mais significativas acontecem sobre o Maranhão, o Piauí e o oeste da Bahia.

Figura 3: Previsão de chuva acumulada no período entre 04 e 08 de março.

* No período entre 09 e 13 de março, a área entre São Paulo e o sul do Amazonas terá chuva frequente e volumosa.

                                                                              Figura 4: Previsão de chuva acumulada no período entre 09 e 13 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *