Atualizado em 30/06/2014
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuva quase triplicou a média climatológica no Sul
* Sem dúvida alguma, a notícia meteorológica que mais chamou a atenção na semana passada foi a chuvarada do Sul do Brasil. Um bloqueio atmosférico sobre o Sudeste fez com que as instabilidades (que se formaram com frequência) ficassem concentradas sobre a região Sul, e o resultado foram os alagamentos, transbordamentos e deslizamentos que aconteceram em várias áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do oeste e sudoeste do Paraná. Em algumas cidades entre o noroeste gaúcho e o sul paranaense, a chuva acumulou o dobro do que normalmente chove em quase todo o mês, e de forma mais pontual, algumas cidades tiveram o triplo da média, como foi o caso de Lages, na serra de Santa Catarina, e Mombaí, no oeste catarinense.
* Outro evento de chuva extrema aconteceu no leste do Nordeste. Nessa época do ano as Ondas de Leste normalmente provocam chuva, e eventualmente ocorrem eventos de chuva forte num curto período de tempo. Foi o que aconteceu entre o litoral do Pernambuco e da Paraíba, onde a chuva de apenas 2 dias acumulou quase 100 milímetros.
* No extremo norte do Brasil a chuva também caiu com forte intensidade no noroeste do Amazonas e em Roraima, onde os acumulados também quase chegaram a 100 milímetros.
* Nas outras áreas do País a chuva foi escassa e a semana foi marcada por tempo seco, quente e com valores de umidade abaixo de 30% em várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.
Figura 1: Chuva acumulada no período entre 23 e 29 de junho.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana de pouca chuva na maior parte do Brasil.
* Nessa semana a chuva dá uma trégua para as áreas que foram muito prejudicadas pela chuva na semana passada. Uma nova frente fria volta a provocar chuva no Rio Grande do Sul no final da semana. Os maiores volumes acumulados são esperados para a fronteira sul.
* Na região Norte, a chuva ainda fica concentrada no extremo norte da Região, mas os acumulados dessa semana são menores em relação aos da semana passada.
* Toda a região central do Brasil, nas áreas entre o Paraná, Rondônia e o interior do Nordeste, continua com tempo seco, como é normal para essa época do ano.
Figura 2: previsão de chuva acumulada entre 24 e 28 de junho.