Atualizado 23/05/2016
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Frente fria provocou chuva forte em SP.
* Desde o final de abril, quando o bloqueio atmosférico foi rompido, as frentes frias têm conseguido avançar com facilidade pelo Brasil, e elas têm vindo acompanhadas de massas polares de moderada a forte intensidade. Do fim de abril até agora, já passaram 4 frentes frias pelo país.
* A semana passada começou com uma frente fria em SP e com o ar polar no Sul do Brasil. Ao longo da semana, a temperatura caiu até -4,3°C em Urubici, na serra catarinense. Houve formação de geada em muitas áreas dos três Estados da Região Sul. A frente fria provocou temporais no Estado de SP e, no fim da semana, outra frente fria avançou pela Região Sul e chegou a SP no domingo (22) à noite. Entre o oeste de SC e o sul de SP foram acumulados volumes muito expressivos para a agricultura (entre 70 e 100 mm) no período entre 16 e 22 de maio.
* No Centro-Oeste, ocorreram algumas pancadas isoladas de chuva ao longo da semana, mas sem acumular volumes elevados.
* No Nordeste, a chuva se concentrou especialmente pela faixa leste da Região, como é comum nesta época do ano.
* A Figura 1 mostra o acumulado de chuva no Brasil entre os dias 16 e 22 de maio:
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 16 e 22 de Maio.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana começa fria no centro-sul do Brasil.
* Esta semana começou com uma nova frente fria na Região Sudeste. Este sistema veio acompanhado de mais uma forte massa de ar polar. Este início de semana será marcado por baixas temperatura no centro-sul do Brasil. Na terça-feira (24), há condições para a formação de geada em grande parte da Região Sul e muitas cidades de SP e de MS vão registrar temperaturas abaixo de 10°C.
* No fim da semana (a partir do dia 26), outra frente fria chega ao Brasil. Na Figura 2, podemos observar que no período entre 24 e 28 de maio, vai chover em áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste. Os volumes mais expressivos são previstos para o norte do Paraná e o sul de São Paulo.
* No Nordeste, ao longo da semana, muitas pancadas de chuva são esperadas para as faixas leste e norte da Região. Há risco de chuva forte.
* No sul da Região Norte, há previsão de pouca ou nenhuma chuva nesta semana. No início da semana ocorre o fenômeno de friagem. Já no norte da Região, o tempo fica abafado e com muitas pancadas de chuva ao longo da semana.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 24 e 28 de Maio.
* Na semana que vem, o centro-sul do Brasil segue sujeito à mais pancadas de chuva.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 29 de Maio e 02 de Junho.