Semana com temporais no Sul do Brasil

Análise das condições do tempo na última semana: Pancadas de chuva na maior parte do Brasil.

 

* A Figura 1 mostra o volume de chuva que foi acumulado no Brasil entre os dias 03 e 09 de outubro. Nota-se que choveu na maior parte do país. Apenas no Amapá e na região entre Alagoas e o norte do Maranhão não houve registro de chuva. Nas demais áreas, a chuva foi mal distribuída, mas caiu de forma forte e volumosa em algumas áreas. Os maiores volumes foram registrados entre o Acre e o sul do Amazonas, no sul do Pará, no interior do Maranhão, no litoral sul da Bahia e no interior de Goiás.

 

* Apesar de já estarmos na Primavera, massas polares ainda têm passado pelo Brasil. Nesse domingo (09/10), houve registro de geada moderada em Cambará do Sul (RS) e em São Joaquim (SC). A temperatura mínima nestas cidades ficaram em torno de 3°C apenas.

 

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 03 e 09 de outubro.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com temporais no Sul do Brasil.

 

* Ao longo desta semana, grandes áreas de instabilidade vão passar pelo Sul do Brasil. Estas instabilidades são associadas à sistemas de baixa pressão. Na terça-feira (11), chove de forma isolada na Região e a partir de quarta-feira (12), a chuva será mais generalizada e mais intensa. Até o dia 15, grandes volumes são previstos (acima de 100 mm), especialmente para o oeste da Região. Há risco de granizo e vendaval.

 

* No Sudeste e no Centro-Oeste, o predomínio será de calor nesta semana, mas também há condições para pancadas de chuva, especialmente a partir de terça-feira (11). A chuva será mal distribuída e ocorre principalmente entre a tarde e a noite. Os volumes mais expressivos são previstos para o sul e o oeste de São Paulo e o sul de Mato Grosso do Sul.

 

* Já no Tocantins, o ar seco volta a ganhar força nesta semana e a partir de terça-feira (11), não há expectativa de chuva e o calor aumenta.

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 11 e 15 de outubro.

 

* No período entre 16 e 20 de outubro, há previsão de mais chuva intensa e volumosa para o Rio Grande do Sul.

 

 Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 16 e 20 de outubro.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *