Análise das condições do tempo na última semana: Semana teve temporais no Sul do Brasil.
* Na semana passada, uma frente fria, associada a um forte sistema de baixa pressão, provocou temporais e ventania no Rio Grande do Sul. Como mostrado na Figura 1, os maiores volumes foram observados no centro-oeste gaúcho.
* Após a passagem da frente fria, uma massa de ar seco passou a atuar sobre o Sul do Brasil e provocou a queda de temperatura na Região. A queda não foi muito intensa, mas houve a ocorrência de geada em algumas poucas cidades da Região.
* Em grande parte no Nordeste do país e também no norte de Minas Gerais, a semana foi de sol, calor e tempo seco. Nas demais áreas do Sudeste e no Centro-Oeste, grande parte da semana foi marcada por sol, calor e pancadas de chuva. Um pouco de ar frio entrou em São Paulo e no Rio de Janeiro no fim da semana.
* Na Região Norte, chuvas fortes aconteceram especialmente entre o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 31 de outubro e 06 de novembro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com pancadas de chuva na maior parte do país.
* Esta semana será típica de primavera. A maior parte do Brasil terá calor e pancadas de chuva quase que diárias. O ar quente e úmido irá favorecer o crescimento de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva, principalmente à tarde. A chuva, em muitas áreas (especialmente do Sudeste e do Centro-Oeste), pode ocorrer na forma de temporais. Como mostra a Figura 2, os maiores volumes para esta semana são previstos para MG, ES, GO, DF e MT.
* A partir de quinta-feira (10), uma frente fria também começa a avançar pelo Brasil e irá potencializar a ocorrência de chuva forte e ventania em várias áreas do país. A massa de ar polar que acompanha esta frente fria não é forte, por isso, para esta semana, não há previsão de queda muito abrupta da temperatura.
* Nesta semana, também há possibilidade de chuvas significativas para parte do Nordeste. Apenas no norte da Região é que o tempo segue mais seco. Já entre o sul da Bahia e o sul do Maranhão, podem ocorrer chuvas fortes.
* No Norte, há expectativa para pancadas de chuva frequentes no sul da Região. Inclusive no Tocantins, o tempo volta a ficar mais instável nesta semana.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 08 e 12 de novembro.
* No período entre 13 e 17 de novembro, há previsão de chuva forte e volumosa em áreas do norte do Sudeste, do Centro-Oeste e no interior da Bahia e do Maranhão.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 13 e 17 de novembro.