Análise das condições do tempo na última semana: Setembro começou com frente fria.
* Uma frente fria avançou sobre o Brasil na semana passada e reforçou algumas áreas de instabilidade que já atuavam sobre parte do país (associadas a sistemas de baixa pressão).
* Como mostra a Figura 1, entre os dias 29 de agosto e 04 de setembro, choveu de forma volumosa na Região Sul, em Mato Grosso do Sul e no oeste paulista. Nas demais áreas de SP, no RJ, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e em MT, choveu de forma forte e isolada em apenas um e/ou dois dias da semana.
* No Nordeste, a maior parte da Região teve sol e calor. A chuva se concentrou na costa leste e acumulou volumes expressivos apenas no litoral da Bahia.
* No Norte, o Tocantins continuou muito quente e seco. Nas demais áreas da Região, ocorreram chuvas isoladas e mal distribuídas.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 29 de agosto e 04 de setembro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Inverno ainda não acabou. Esta semana terá nova onda de frio.
* Esta semana começou com um sistema de baixa pressão no mar, ao largo da costa do Rio Grande do Sul. Este sistema irá se intensificar e dará origem a uma nova frente fria a partir de terça-feira (06). Esta frente fria virá acompanhada de uma nova massa de ar polar que irá reforçar o ar frio que já atua sobre parte do país. A partir do meio da semana, há condições para geada em áreas da Região Sul e também no sul de Mato Grosso do Sul. Na madrugada de quinta-feira (08), também não se descarta a possibilidade de neve nos pontos mais altos da Serra de Santa Catarina.
* Antes da intensificação do frio, também haverá a chuva. No Sul, os volumes mais expressivos são previstos para a faixa leste da Região. A frente fria levará chuva também para SP, RJ e centro-sul de Minas.
* No Nordeste, o predomínio ainda será de sol e calor. Pouca chuva é prevista para a costa leste da Região.
* No Norte, a semana começou com friagem em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. Chuvas fortes são previstas para Roraima e o no norte do AM.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 06 e 10 de Setembro.
* No período de 11 a 15 de setembro, a maior parte do Brasil terá pouca ou nenhuma chuva. A temperatura irá subir e o predomínio será de bastante calor na maioria das áreas.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 11 e 15 de Setembro.