Atualizado em 25/03/2013
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Outono começou com chuva em grande parte do país.
* A semana passada começou com transtornos no Sudeste por causa de uma frente fria. Entre o sábado e o domingo (16 e 17 de março), este sistema provocou muita chuva no litoral norte de São Paulo e na região serrana do Rio de Janeiro. A chuva intensa provocou enchentes e deslizamentos de terra nestas áreas. Entre a segunda e a terça-feira (18 e 19 de março) a frente fria avançou para o Espírito Santo e provocou muita chuva em Vitória. Na Figura 1, que mostra o acumulado de chuva entre os dias 18 e 24 de março, podemos observar um volume acima de 100 mm no sul do Espírito Santo.
* A semana também foi marcada por chuvas frequentes e volumosas no Maranhão e em grande parte do Centro-Oeste e do Norte do país.
* No Sul, a semana começou fria por causa da presença de uma forte massa de ar polar.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 18 e 24 de março de 2013.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Previsão de muita chuva entre o Rio de Janeiro e o sul da Região Norte.
* Nesta semana, um sistema de baixa pressão dará origem a uma nova frente fria que, na quarta-feira (27), avança para a Região Sudeste. Este sistema associado ao fluxo de umidade vindo da Região Amazônica vai organizar uma extensa faixa de nuvens carregadas entre o Rio de Janeiro e o sul da Região Norte. Como mostra a Figura 2, as áreas que ficam sob estas nuvens carregadas terão chuvas volumosas ao longo da semana.
* No Nordeste, as chuvas mais significativas se concentram sobre o norte da Região. Principalmente no sul do Maranhão, há risco de chuvas fortes e volumosas.
* No Sul do país, o ar seco vai predominar sobre a maior parte do interior da Região. A influência de uma nova massa de ar polar vai deixar as temperaturas baixas durante as madrugada. No leste da Região, por causa da umidade que o vento traz do mar, pode chover um pouco.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período entre 26 a 30 de março.
* No período entre 31 de março e 04 de abril, áreas de instabilidade voltam a se formar sobre o Paraguai e avançam para o Mato Grosso do Sul e o Paraná. Há risco de temporais.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período entre 31 de março e 04 de abril.