Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana foi com mais uma onda de frio.
* A semana passada começou sob a influência de uma massa de ar polar no centro-sul do Brasil. Houve formação de geada em áreas do Sul do Brasil e muitas localidades registraram as menores temperaturas deste ano, até agora.
* No fim da semana novas áreas de instabilidade se formaram entre o Sul do Brasil, São Paulo e Mato Grosso do Sul.Em São Paulo, a chuva se concentrou no oeste do Estado. No Sul, o maior acumulado foi registrado no Estado do Paraná.
* No Nordeste, choveu de forma volumosa no início da semana entre o Recôncavo e o litoral de Sergipe.
* No Norte, as pancadas de chuva mais fortes se concentraram no extremo norte da Região.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 23 e 29 de Maio.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com muita chuva entre MS, SP e PR.
* A convergência dos ventos está favorável a formação de muitas áreas de instabilidade entre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Ao longo desta semana a chuva será frequente nesses Estado e há risco para chuvas fortes e volumosas. A Figura 2 mostra que, até o dia 04 de junho, o acumulado pode superar os 100 mm em muitas localidades.
* No dia 02 de junho, a temperatura vai cair mais no Sul do Brasil e há condições para a formação de geada nas áreas de serra.
* Entre o domingo (29) e a segunda-feira (30), choveu muito no litoral de Alagoas e de Pernambuco. No decorrer da semana, mais pancadas de chuva são previstas para a costa leste do Nordeste e também na parte norte da Região.
* No Norte, as fortes instabilidades ainda se concentram no extremo norte da Região, provocando temporais.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 31 de Maio e 04 de junho.
* Entre os dias 05 e 09 de junho, mais chuva é prevista para o PR e uma nova onda de frio atinge o Brasil, provocando acentuada queda de temperatura no centro-sul do país.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 05 e 09 de junho.