Atualizado 28/03/2016
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Temporais no Sul do Brasil.
* A semana passada começou com tempo aberto no Sul do Brasil, mas terminou com muita chuva e ventania, devido ao avanço de um sistema de baixa pressão. Este sistema se formou no Paraguai na quarta-feira (23), provocou chuvas fortes em Mato Grosso do Sul e, nos dias posteriores, se deslocou sobre a Região Sul. A Figura 1 mostra que em muitas cidades da Região foram acumulados mais de 100 mm. O vento passou de 80 km/h em diversas localidades.
* No Amazonas e em Rondônia, houve a formação de muitas áreas de instabilidade que também provocaram chuvas fortes e volumosas no decorrer da semana.
* No Nordeste, ocorreram chuvas fortes e localidades entre o Sertão do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará e também no norte do Maranhão. Já no interior da Bahia, a semana foi de sol forte, calor e tempo seco.
* No Sudeste, uma massa de ar quente e úmido predominou sobre grande parte da Região e favoreceu a ocorrência de pancadas de chuva principalmente durante as tardes. Somente no norte de Minas e no Espírito Santo, é que o predomínio foi de tempo seco.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 21 e 27 de Março.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com chuvas fortes e volumosas no Norte e no Nordeste do Brasil.
* O sistema de baixa pressão que provocou chuvas fortes no Sul do Brasil já se afastou para o oceano. Esta semana inicia com tempo aberto e firme na Região Sul. A partir de quinta-feira (31), volta a chover a partir da tarde na maioria das áreas. No entanto, não há expectativa para grandes acumulados até a manhã do dia 02 de abril.
* As chuvas mais fortes e volumosas vão se concentrar sobre o Norte do Brasil e os Estados do norte da Região Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido, vão favorecer a formação de muitas áreas de instabilidade. O volume acumulado irá passar de 100 mm em muitas localidades.
* No Centro-Oeste, esta semana será marcada por sol e calor. Na maior parte de Goiás e no DF, a chance de chuva é muito pequena. As chuvas mais significativas são esperadas para o norte de Mato Grosso. Nas demais áreas da Região, a chuva irá ocorrer de forma isolada e passageira.
* No Sudeste, o predomínio nesta semana será de sol e calor. Entre São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas, são previstas pancadas de chuva, principalmente entre a tarde e a noite, que podem ser fortes, com raios e rajadas de vento, mas que não duram muito tempo.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 29 de Março e 02 de Abril.
* Na primeira semana de abril, volta a chover de forma intensa em algumas áreas do Rio Grande do Sul.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 03 e 07 de Abril.