Análise das condições do tempo na última semana: Chuva volumosa entre o Sudeste, o Centro-Oeste e o Matopiba
* A semana passada começou com a influência de muitas áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão. A instabilidade deste sistema provocou chuva volumosa em grande parte do Sudeste do Brasil. No fim da semana, uma frente fria passou pelo país e organizou mais áreas de instabilidade, que provocaram chuvas fortes entre o Sudeste, o Centro-Oeste e o MATOPIBA.
* Uma massa de ar polar que veio acompanhada da frente fria derrubou a temperatura no centro-sul do país. Muitas cidades da serra e do planalto do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, registraram temperaturas abaixo de 5°C na sexta-feira (18).
* A Figura 1 mostra que grandes acumulados foram registrados nestas áreas.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 14 e 20 de novembro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com chuva volumosa no interior do país.
Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista, consultor da Climatempo.
* Nesta semana são previstas mais chuvas sobre grande parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste (especialmente MT, GO, DF e MG).
* Apesar do último fim de semana ter sido marcado por chuva volumosa no Matopiba, ao longo desta semana a previsão é que o tempo volte a se firmar sobre toda a região e assim, não venham ocorrer mais chuvas, ocasionando alguns períodos de estiagem que deverão durar, pelo menos, de 10 a 15 dias. Não será uma ausência total das chuvas, mas elas irão ocorrer apenas na forma de pancadas muito irregulares. E esse novo período de pouquíssimas chuvas poderá levar a paralisações no trabalhos de plantio, bem como ocasionar perdas pontuais de produtividade. Levando até mesmo a ocorrência de replantios.
* A semana também será de tempo aberto em grande parte da região Sul, em especial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Esse tempo mais aberto sobre a região Sul já começa a trazer apreensão e bastante preocupação aos produtores, uma vez que já existem localidades que estão há mais de 10 dias sem receber uma só gota de chuva. Levando as lavouras ao estresse hídrico e consequentemente a reduções nos potenciais produtivos das plantas.
As chuvas só deverão retornar para esses Estados depois do dia 26, quando uma frente fria mais forte avança sobre a região. Até lá o tempo seguirá firme, ocasionando reduções nos níveis de umidade do solo, prejudicando o pleno andamento dos trabalhos de plantio e mantendo uma condição desfavorável ao desenvolvimento das lavouras.
* A Figura 2 mostra o acumulado de chuva previsto para os próximos 5 dias.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 22 e 26 de novembro.
* Na semana que vem, a chuva diminui na porção central do país, mas aumenta no Rio Grande do Sul.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 27 de novembro a 01 de dezembro.