Atualizado 22/02/2016
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana teve temporais frequentes em SP, RJ, Sul de Minas e PR.
* A semana passada já começou com temporais em várias áreas de SP, do RJ, do PR e no Sul de MG, devido a passagem de uma frente fria. Após a passagem deste sistema, a circulação de ventos nos níveis baixos e altos da atmosfera ainda favoreceu a formação de áreas de instabilidade nestes Estados, o que provocou mais chuva.
* No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a maior parte da semana foi marcada por calor. Ocorreram eventos de chuva, mas de forma mal distribuída.
* No Centro-Oeste, a semana foi típica de verão, com sol, calor e pancadas isoladas de chuva, que caíram fortes em algumas localidades.
* No Nordeste, as chuvas mais frequentes aconteceram no litoral, entre Recife e São Luís.
* No Norte, chuvas fortes e volumosas aconteceram no Amazonas, no Acre e em Rondônia.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 15 e 21 de Fevereiro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com chuva volumosa em SP, PR, MS e sul da Região Norte.
* Nesta semana, as condições atmosféricas estarão favoráveis a formação de muitas áreas de instabilidade entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e também no sul da Região Norte. Há risco de chuvas intensas e volumosas, que podem deixar o solo bastante encharcado. Em algumas localidades podem ser acumulados mais de 100 mm.
* Ao longo da semana o tempo passa a ficar mais instável no norte da Região Nordeste. Entre o Maranhão e o Ceará, há possibilidade para volumes entre 70 e 100 mm em algumas localidades. Já no interior da Bahia, a semana será marcada por tempo seco.
* O Rio Grande do Sul terá uma semana muito quente e com pouquíssima chuva.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 22 e 26 de fevereiro.
* Entre os dias 27de fevereiro e 02 março, volta a chover forte no Rio Grande do Sul e a chuva aumenta ainda mais em São Paulo.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março.