Atualizado 15/02/2016
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana foi de calor e pancadas de chuva em grande parte do Brasil.
* Na semana passada as temperaturas ficaram elevadas e a maior parte da chuva que caiu no país foi na forma de pancadas, típicas de verão. Uma frente fria até passou pelo Sul e Sudeste do Brasil, mas não provocou queda abrupta de temperatura. No entanto, facilitou a ocorrência de chuva um pouco mais generalizada nessas Regiões no decorrer da semana.
* A parte oeste da Região Sul também teve a influência de áreas de instabilidade que se formaram entre o Paraguai e o norte da Argentina.
* Na Região Norte, a maior instabilidade ficou concentrada no Amazonas e no norte do Pará.
* A maior parte da Região Nordeste teve uma semana marcada por sol forte e pouca ou nenhuma chuva. As chuvas mais significativas aconteceram entre o Maranhão e o Piauí.
* A Figura 1 mostra os volumes de chuva que foram acumulados entre os dias 08 e 14 de fevereiro.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 08 e 14 de Janeiro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com chuva volumosa em São Paulo, no Sul de Minas e no sul do Rio de Janeiro.
* Nesta semana, a circulação dos ventos nos níveis médios e altos da atmosfera, irá favorecer a formação de muita instabilidade em parte da Região Sudeste. Com exceção do Espírito Santo e do norte de Minas, nas demais áreas da Região, há previsão para pancadas de chuva frequentes. Em São Paulo, no Sul de Minas e no sul do Rio de Janeiro, entre a segunda (15) e a quarta-feira (17), há grande risco de temporais. Até o fim da semana, há possibilidade para mais de 100 mm acumulados nestas áreas.
* A Zona de Convergência Intertropical vai influenciar a costa norte do País. No litoral do Amapá e no norte da Região Nordeste (entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte), as pancadas de chuva serão frequentes nesta semana e podem ocorrer eventos de chuvas intensas.
* No Sul do Brasil, a semana terá sol e calor. A chuva será mal distribuída. A região com maior potencial para chuvas frequentes e volumosas é a fronteira oeste do Rio Grande do Sul, devido a influência de um sistema de baixa pressão.
* No Centro-Oeste e nas demais áreas áreas da Região Norte, a semana terá calor e algumas pancadas de chuva. As chuvas mais frequentes são previstas para o Amazonas, Acre, Rondônia, oeste de Mato Grosso e nordeste de Mato Grosso do Sul.
Figura 2: Chuva acumulada entre os dias 16 e 20 de fevereiro.
* No período entre 21 e 25 de fevereiro, ainda há previsão de chuvas intensas e volumosas para a região cafeeira do Sul de Minas.
Figura 3: Chuva acumulada entre os dias 21 e 25 de fevereiro.