Atualizado 08/05/2016
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Ar polar se afastou e a temperatura subiu .
* Após a forte onda de frio entre o fim de abril e o comecinho de maio, no decorrer da semana passada, com o afastamento da massa de ar polar a temperatura subiu no centro-sul do país.
* Em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, o predomínio foi de sol.
* No fim da semana passada, novas áreas de instabilidade que se formaram entre a Argentina e o Paraguai e avançaram para o Sul do Brasil e para o sul de Mato Grosso do Sul. Choveu forte em algumas localidades, especialmente do Paraná e do sul de Mato Grosso do Sul.
* Na Região Norte, a chuva foi frequente e intensa em Roraima, no norte do Amazonas, no norte do Pará e em algumas localidades do Amapá.
* No Nordeste, algumas pancadas de chuva aconteceram pelo leste e norte da Região. Na maior parte do interior, o predomínio foi de sol, calor e ar seco.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 02 e 08 de Maio.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com chuva em grande parte do país.
* Diferente do que aconteceu em abril, que teve a influência de um forte bloqueio atmosférico, neste mês de maio as frente frias vão conseguir avançar com facilidade pelo país. Para esta segunda semana de maio, uma nova frente fria se desloca da Região Sul até o sul da Região Nordeste. Além disso, um sistema de baixa pressão também reforça a instabilidade entre Santa Catarina, Paraná, centro-sul de Mato Grosso do Sul e oeste e sul de São Paulo. Há previsão para chuva volumosa nestas áreas, como pode ser visto na Figura 2.
* Com a passagem desta frente fria e a chegada de uma nova massa de ar polar, a temperatura cai, mas não há expectativa de uma onda de frio tão forte como foi a do fim de abril. No fim desta semana há possibilidade para a formação de geada em áreas isoladas do Rio Grande do Sul e da serra de Santa Catarina.
* Além do centro-sul do Brasil, algumas áreas do Norte e do Nordeste também terão chuva forte nesta semana. Há possibilidade de chuva até mesmo em algumas áreas do sertão nordestino.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 10 e 14 de Maio.
* No período entre 15 e 19 de maio, mais uma frente fria avança pelo Brasil e ainda há condições para chuva em grande parte do país.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 15 e 19 de Maio.