Análise das condições do tempo da última semana:
O mês de julho está terminando e os baixíssimos índices pluviométricos, juntamente com a ocorrência de uma geada severa, prejudicaram muito o desenvolvimento das lavouras de trigo causando perdas irreversíveis em muitas propriedades.
Porém, para o Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o tempo seco possibilitou o avanço dos trabalhos de colheita do milho, algodão, feijão, café e da cana de açúcar, sem grandes transtornos.
Na faixa leste do Nordeste, as chuvas mais regulares de julho, possibilitaram um bom desenvolvimento das lavouras de cana de açúcar e grãos, como a muito tempo não se via.
Previsão para os próximos dias Brasil:
A segunda-feira (31) será mais um dia de tempo aberto e sem previsão de chuva em quase todo o território brasileiro o que permite o bom andamento da colheita sem grandes transtornos ao longo da semana em toda a região Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará.
No Sul do Brasil, apesar do tempo firme nesta segunda-feira, na próxima madrugada está previsto uma virada no tempo quando uma frente fria estará avançando pela região, trazendo chuvas generalizadas para todos os estados. Nesta terça-feira (01), o sistema avança sobre o estado e provoca chuva com volumes que irão variar de 20 a 60 mm.
Quer receber boletins informativos do tempo e alertas periódicos para sua fazenda?
Aos poucos este sistema estará avançando pelos estados de Santa Catarina, Paraná e até mesmo em alguns pontos da região sul do Mato Grosso do Sul. Com isso, os níveis de umidade do solo irão se elevar, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de inverno, em especial o trigo. No Paraná, a chuva poderá atrapalhar o pleno andamento da colheita do milho.
Segundo os modelos de previsão, a tendência é de uma semana de tempo instável e com possibilidade para pancadas de chuva. Ou seja, diferentemente do que foi o mês de julho, o mês de agosto está se mostrando com chuvas mais regulares em toda a região Sul do País.
Essas chuvas também deverão atingir a região sul e leste do estado de São Paulo entre a quarta (02) e a quinta-feira (03). Nas demais regiões do Brasil, com exceção da faixa litorânea do Nordeste, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas o que possibilita que os trabalhos de colheita transcorram sem grandes problemas.
Já recebeu seu alerta e boletim informativo hoje? Veja como aqui
Veja também: Chuva pode atrapalhar colheita de trigo no Paraná
Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas. Quer saber como? Clique aqui