Primeiros dias de inverno serão com chuva no centro-sul do Brasil

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana passada começou com forte onda de frio.

 

* A semana passada começou com uma forte onda de frio. A temperatura caiu de forma acentuada nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no sul da Região Norte. Muitas cidades bateram recordes de frio e houve a formação de geada generalizada no Sul e também em algumas cidades de Mato Grosso do Sul, de São Paulo, do Sul de Minas e da serra do Rio de Janeiro.

 

* Ao longo da semana, a massa de ar polar se afastou para o oceano e o ar foi se aquecendo.

 

* Na maior parte do Brasil, o ar ficou seco. A chuva se concentrou nos extremos do país. Os maiores volumes foram registrados em Roraima e no extremo norte do Amazonas, com volumes superiores a 100 mm. No Recôncavo Baiano, a chuva também aumentou e acumulou volume de 30 a 70 mm.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 13 e 19 de junho.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Primeiros dias de inverno serão com chuva no centro-sul do Brasil.

 

* O inverno começa oficialmente nesta segunda-feira, dia 20 de junho, às 19h34 no horário de Brasília.

 

* Esta semana começou com uma fraca frente fria ao largo do litoral da Região Sudeste e com uma massa de ar polar sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A segunda-feira (20) amanheceu com temperatura abaixo de zero em algumas cidades da serras gaúcha e catarinense. Já no Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul, a semana começou com a formação de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão.

 

* As áreas de instabilidade do PR e de MS vão avançar para Sâo Paulo entre a terça (21) e a quarta-feira (22), aumentando as condições de chuva, principalmente no sul e no leste deste Estado. Há possibilidade de chuva forte.

 

* No fim de semana, novas e intensas áreas de instabilidade vindas do Paraguai vão avançar sobre o Sul do Brasil e há previsão para grandes temporais, principalmente no oeste da Região.

 

* No Nordeste, há previsão de chuva frequente entre o litoral norte da Bahia e o litoral do Maranhão. Há possibilidade de chuva forte.

 

* No Norte, as pancadas de chuva continuam concentradas no norte da Região.

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 21 e 25 de junho.

 

* No período entre 26 e 30 de junho, ainda há previsão de chuva forte no Sul do Brasil.

 

Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 26 e 30 de junho.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *