Primeira semana de outono com muita chuva na maior parte do Brasil

Atualizado 21/03/2016

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuvas fortes no Norte e no Nordeste do Brasil.

 

* Na semana passada as chuvas mais frequentes e volumosas se concentraram entre o Norte e o Nordeste do Brasil. O calor associado a alta umidade e também a presença da Zona de Convergência Intertropical, provocaram chuvas acima de 100 mm entre o Amazonas e o norte do Piauí.

 

* Na Região Sul, a semana passada foi marcada por sol, mas na sexta-feira chegou uma frente fria no Rio Grande do Sul que provocou o retorno dos temporais em algumas áreas do Estado.

 

* No Sudeste, o predomínio foi de sol na maior parte da Região. A persistência do vento que sopra do mar, favoreceu a ocorrência de chuva no Espírito Santo. Nas demais áreas da Região, ocorreram pancadas típicas de verão, concentradas especialmente entre o fim da tarde e o início da noite. O volume acumulado foi baixo na maioria das áreas.

 

* No Centro-Oeste, as pancadas de chuva mais significativas e frequentes aconteceram em Mato Grosso.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 14 e 20 de Março.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Primeira semana de outono com muita chuva na maior parte do Brasil.

 

* Esta primeira semana de outono será marcada por muita chuva na maior parte do Brasil. A segunda-feira já começou com chuva em grande parte da Região Sul. Nos próximos dias, uma frente fria avança pelo país e grandes nuvens carregadas também se formam devido à formação de um sistema de baixa pressão sobre Mato Grosso do Sul. Estes dois sistemas vão organizar uma extensa faixa de instabilidade pelo país que vai provocar chuvas fortes, frequentes e volumosas.

 

* A Figura 2 mostra que até o dia 26 de março, são previstos mais de 100 mm entre São Paulo e o Amazonas.

 

* No Amapá, chuvas fortes também são previstas no litoral, por causa da influência da Zona de Convergência Intertropical.

 

* No Nordeste, o predomínio será de sol e pouca ou nenhuma chuva na faixa leste da Região. Já no Maranhão, no Piauí e no oeste de Pernambuco, as condições ainda são altas pancadas de chuva nesta semana.

 

Figura 2:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 22 e 26 de Março.

 

* Nos últimos cinco dias do mês, uma massa de ar seco avança sobre o centro-sul do Brasil. Por enquanto, não há previsão de queda abrupta de temperatura que possa provocar a formação de geada.

 

 

Figura 3:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 27 e 31 de Março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *