Atualizado em 15/12/2014
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Calor, instabilidades e pancadas de chuva
* Na última semana as condições atmosféricas foram bem típicas da primavera. Quase todo o Brasil teve dias muito abafados e com pancadas de chuva. Os temporais também voltaram a causar transtornos em várias cidades do Sudeste e Centro-Oeste.
* Além do ar quente e úmido predominante entre Sudeste e Norte nessa época do ano, também tivemos a formação de muitas áreas de instabilidade, que ajudaram a formar nuvens bastante carregadas.
* Muitas áreas entre São Paulo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará e Amazonas tiveram acumulados de chuva muito próximos de 100 milímetros nos últimos 7 dias.
* No Nordeste, as pancadas de chuva também aconteceram conforme a climatologia: choveu no oeste da Bahia e sul do Maranhão e do Piauí, mas nas outras áreas a chuva foi mais irregular e menos volumosa. Apenas no final da semana é que uma chuva mais intensa atingiu parte do litoral sul da Bahia.
* No Sul as pancadas de chuva também foram mais irregulares e a maior parte da chuva ficou concentrada no leste da Região.
Figura 1: Chuva acumulada entre 08 e 14 de dezembro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Última semana da primavera com chuva volumosa no interior do País
* Esta é a última semana da primavera. A estação termina no dia 21, às 21h03 no horário de Brasília, quando começa o verão.
* Nos próximos dias, muitas instabilidades vão se formar no interior do Brasil, associadas principalmente à convergência de ventos em níveis baixos e médios da atmosfera. Por isso são esperadas chuvas frequentes em grande parte do Centro-Oeste, no norte e nordeste de São Paulo, no centro-oeste e sul de Minas Gerais, e na faixa entre o interior da Bahia e o sul do Pará. Nessas áreas os acumulados de chuva passam de 100 milímetros até o próximo sábado.
* No Sul a chuva fica mais concentrada no Rio Grande do Sul devido à passagem de duas frentes frias. Por lá o volume de chuva acumulada também pode chegar a 100 milímetros.
* Já as outras áreas do Nordeste, a parte norte do Brasil entre Amapá e Roraima, o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e a maior parte do Paraná não vão ter chuvas muito expressivas nesta semana.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre 16 e 20 de dezembro.