Atualizado 21/09/2015
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Temporais no Sul do Brasil.
* A semana passada foi marcada por um novo bloqueio atmosférico que barrou o avanço de frentes frias pelo Brasil. Toda a instabilidade ficou concentrada na Região Sul, enquanto que no Sudeste e no Centro-Oeste o ar seco e quente foi ganhando força.
* Chuva forte, granizo e ventania foram observados em diversas cidades da Região Sul. Os maiores acumulados, que passaram de 150 mm, foram registrados em localidades do norte e do nordeste do Rio Grande do Sul e do sul e da serra de Santa Catarina.
* No Sudeste e no Centro-Oeste, até choveu de forma isolada entre o domingo (13) e a segunda-feira (14), mas no decorrer da semana, a massa de ar seco se estabeleceu e determinou dias ensolarados, muito quentes e extremamente secos.
* No Norte, as pancadas de chuva mais frequentes ocorreram no Amazonas. No Nordeste, choveu um pouco na faixa leste da Região.
* A Figura 1 mostra os acumulados de chuva no Brasil entre os dias 14 e 20 de setembro:
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 14 e 20 de setembro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Primavera começa com calor intenso na maior parte do Brasil.
* Um sistema de alta pressão atua sobre a maior parte do Brasil e funciona como uma barreira atmosférica que impede a formação de nuvens carregadas e o avanço de frentes frias.
* Nesta semana o predomínio será de sol e calor intenso na maior parte do Brasil. Os índices de umidade atingem valores extremamente baixos no Paraná, no Sudeste, no Centro-Oeste, no interior do Nordeste e no Tocantins. A primavera começa oficialmente na quarta-feira (23), às 05h20 no horário de Brasília.
* Os maiores volumes de chuva para esta semana são previstos para o sul do Rio Grande do Sul. Novamente, as áreas de instabilidade vão ficar concentradas neste Estado e a chuva será frequente. O sul gaúcho é a região com maior potencial para temporais.
* A Figura 2 mostra os volumes de chuva que são previstos para esta semana.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 21 a 25 de setembro.
* No período entre 27 de setembro e 01 de outubro, o padrão de circulação atmosférica começa a mudar. Uma frente fria consegue vencer a barreira do ar seco e leva chuva para algumas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Há risco de chuvas fortes em Mato Grosso do Sul. Antes deste sistema chegar ao Sudeste e ao Centro-Oeste, ele irá provocar chuvas intensas na Região Sul. O maior acumulado deve ser registrado entre o norte do Rio Grande do Sul e o sudoeste do Paraná.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 27 de setembro e 01 de outubro.