Atualizado 08/02/2016
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Tempo voltou a secar em grande parte do Sudeste.
* Na semana passada um sistema de alta pressão voltou a predominar sobre a maior parte da Região Sudeste e inibiu a chegada de frente fria. A maior parte de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, não registraram chuva. Em São Paulo e no Triângulo Mineiro, as chuvas aconteceram na forma de pancadas de verão e, por isso, foram mal distribuídas.
* No Sul do país, houve o avanço de uma frente fria e também a influência de áreas de instabilidade vindas do Paraguai. Choveu de forma forte e volumosa entre o norte do Rio Grande do Sul e o sudoeste do Paraná.
* No Centro-Oeste, o predomínio foi de uma massa de ar quente na maior parte da semana. As chuvas foram mais frequentes e volumosas no sul de Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso. Nas demais áreas, a chuva ocorreu de forma isolada e esporádica. Por isso, não foram acumulados grandes volumes.
* No Norte do país, o tempo ficou bastante instável na maior parte da Região, com exceção de Roraima, onde o predomínio ainda foi do ar seco, como é comum nesta época do ano. As chuvas mais volumosas foram observadas entre Rondônia e o Amapá.
* No Nordeste, a chuva diminuiu na Bahia e o predomínio voltou a ser de sol no Estado. Nas demais áreas, a chuva ocorreu de forma isolada, mas tiveram alguns eventos de chuva forte especialmente no Maranhão e no Piauí.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 01 e 07 de Janeiro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Nova frente fria avança sobre o Sudeste a partir do meio da semana.
* Esta semana ainda começou com tempo seco em grande parte de Minas, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. No entanto, o tempo irá mudar a partir do meio da semana, com a chegada de uma nova frente fria. Há previsão de chuva, que pode ser forte. Na Figura 2, pode-se ver que, especialmente em Minas, em algumas áreas, podem ser acumulados de 50 a 100 mm.
* Antes de chegar no Sudeste, esta frente fria irá avançar pela Região Sul. Entre terça e quarta-feira (09 e 10 de fev) há risco de temporais na Região.
* No Centro-Oeste, as chuvas mais frequentes e volumosas devem se concentrar em Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, a semana terá predomínio de sol e pancadas isoladas de chuva.
* No fim da semana o tempo passa a ficar mais instável no Nordeste. Há risco de chuvas fortes, principalmente no norte da Região, devido a influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.
* A Região Norte terá uma semana de sol, calor e pancadas de chuva. A chuva mais volumosa é prevista para o norte do Amapá, devido a influência da Zona de Convergência Intertropical.
Figura 2: Chuva acumulada entre os dias 09 e 13 de fevereiro.
* No período entre 14 e 18 de fevereiro a chuva aumenta em Goiás e na Bahia.
Figura 3: Chuva acumulada entre os dias 14 e 18 de fevereiro.