Atualizado em 20/10/2014
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuva volumosa entre RS e SC
* Por causa do bloqueio atmosférico que se estabeleceu entre Sudeste e Centro-Oeste nas últimas semanas, as frentes frias ficaram concentradas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, despejando muita água nesses Estados. Nos últimos 7 dias, os acumulados passaram de 100 milímetros em áreas do centro, leste e nordeste gaúchos e sul de Santa Catarina. O município de Lages, na serra catarinense, foi atingido duas vezes por um temporal de granizo, que fez a cidade decretar estado de calamidade pública por causa dos transtornos.
Figura 1: chuva acumulada entre os dias 13 e 19 de outubro.
* Também aconteceram grandes volumes de chuva no norte do Amazonas e no sudeste do Pará, devido à formação de áreas de instabilidade. Com o calor e a gradativa elevação da umidade, algumas pancadas de chuva isoladas foram observadas em SP, centro-sul de MG, em MS, MT, sul de GO e também no TO. No entanto, os volumes de chuva acumulada nessas áreas não foram expressivos.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Bloqueio atmosférico se desfaz
* Com o enfraquecimento da massa de ar seco, o bloqueio atmosférico se desfez sobre o Brasil e o padrão de circulação de ventos sobre o País já mudou. Nesta semana voltam a ocorrer pancadas de chuva no interior do Brasil e o calor extremo da semana passada não será observado.
* A chuva nos próximos dias fica concentrada entre as regiões Centro-Oeste e Norte. Os modelos meteorológicos indicam acumulados entre 50 e 70 milímetros em grande parte das áreas, com pequenas áreas de chuva mais volumosa. Essa chuva pode cair em forma de temporais, que vem com rajadas de vento.
* Já no Sudeste do Brasil a chuva acontece no começo e no final da semana, mas ainda não acumula volumes significativos, ou seja, não é chuva de encher reservatórios nem de molhar o solo. O Sul terá uma trégua da chuva nesta semana.
Figura 2: previsão de chuva acumulada entre os dias 21 e 25 de outubro.