Atualizado em 22/04/2013
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Massa de ar seco predominou no centro-sul do Brasil.
* Após a passagem de uma frente fria, uma grande massa de ar seco de origem polar passou a predominar sobre grande parte do país. Além de provocar queda de temperatura e até geada em alguns municípios, este sistema também inibiu a formação de nuvens carregadas. A Figura 1 mostra que na semana passada não houve registro de chuva significativa sobre o Sul, a maior parte do Sudeste, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, centro-sul de Rondônia e leste do Acre.
* Já na na Região Norte, a semana foi marcada por chuvas frequentes e muito volumosas.
* No Nordeste, a chegada de uma frente fria à Bahia favoreceu a formação de áreas de instabilidade sobre a Região que provocaram chuvas fortes em algumas localidades.
Figura 1 : Chuva acumulada no período entre 15 e 21 de abril de 2013.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com muita chuva em algumas áreas do Norte e do Nordeste do Brasil.
* Nesta semana as condições do tempo não mudam muito sobre o Brasil. As áreas de instabilidade continuam concentradas sobre o Norte e o Nordeste do país. Chuvas fortes e volumosas acontecem especialmente sobre Roraima, norte do Amazonas, Pará, norte do Maranhão, norte do Piauí e litoral de Alagoas e de Pernambuco.
* No Sul, o predomínio ainda será de uma massa de ar seco de origem polar. Somente no sábado, com a chegada de uma nova frente fria, volta a chover na Fronteira Oeste do Estado.
* No Sudeste, chuvas fracas acontecem apenas na faixa leste da Região, por causa da umidade que o vento traz do mar. No interior, o tempo permanece seco.
* No Centro-Oeste, pancadas de chuva significativas são esperadas apenas para Mato Grosso.
* A Figura 2, mostra os volumes previstos para todo o Brasil nesta semana:
Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período entre 23 e 27 de abril de 2013.
* No período de 28 de abril a 02 de maio, o tempo muda na Região Sul com a passagem de uma frente fria. Este sistema provoca o retorno da chuva na Região. Os maiores volumes são previstos para o noroeste do Rio Grande do Sul, como mostra a Figura 3.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período entre 28 de abril e 02 de maio de 2013.