Atualizado 12/10/2015
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Choveu muito no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
* Na semana passada grandes áreas de instabilidade se formaram sobre o Sul do Brasil. Choveu em toda a Região, mas a chuva mais volumosa ocorreu no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os temporais provocaram enchentes e diversos transtornos oriundos de queda de granizo e ventania. Muitas cidades registraram em poucos dias um volume superior a média climatológica para o mês de outubro.
* Ao longo da semana passada o tempo ficou mais instável no Norte e no Centro-Oeste do país. Ocorreram pancadas de chuva por várias áreas. Voltou a chover até mesmo no Tocantins.
* Uma frente fria também conseguiu chegar até a Bahia e aumentou a umidade no Nordeste. Voltou a chover em algumas áreas do interior, porém, de forma isolada e não foram acumulados volumes relevantes para a agricultura.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 05 a 11 de outubro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Mais temporais para o Sul do Brasil nesta semana.
* A partir de quarta-feira (14) novas e intensas áreas de instabilidade vão avançar sobre o Sul do Brasil. Há grande potencial para temporais e, como pode ser visto na Figura 2, os volumes previstos são muito elevados novamente para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Há risco de enchentes, ventania e queda de granizo.
* Para o oeste do Amazonas, também há previsão de chuvas fortes e volumosas nesta semana.
* Já em grande parte do Brasil a previsão é de pouca ou nenhuma chuva nesta semana e com temperaturas bem elevadas. A semana que começou fria em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso vai terminar com bastante calor.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 13 a 17 de outubro.
* No período de 18 a 22 de outubro, a maior parte do Brasil ainda terá pouca ou nenhuma chuva, enquanto que para o Rio Grande do Sul ainda há risco de temporais.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 18 a 22 de outubro.