Atualizado em 29/06/2015
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Pouca chuva na maior parte do País
* Como é característico do inverno brasileiro, uma grande massa de ar seco está tomando conta das condições de tempo na maior parte do País. Na última semana, a chuva ficou concentrada em poucas áreas do Brasil.
* No Nordeste, houve registro de chuva volumosa em toda a faixa leste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte. Os volumes chegaram a quase 100 milímetros no litoral entre Pernambuco e Alagoas. Isso aconteceu por causa da presença de um sistema de alta pressão atmosférica no oceano, que ficou favorecendo a entrada de muita umidade na costa.
* Este sistema também trouxe umidade para a costa do Sudeste, onde foi registrada chuva fraca a moderada, principalmente entre Rio de Janeiro e Espírito Santo.
* Na região Norte, instabilidades tropicais, associadas principalmente ao quente e úmido que ainda atua na Região, provocaram pancadas de chuva entre o oeste do Amazonas e o norte do Pará, onde os acumulados ficaram entre 50 e 80 milímetros.
* No Sul houve registro de chuva isolada, concentrada na região central do Rio Grande do Sul, acumulando entre 30 e 50 milímetros.
Figura 1: Chuva acumulada no período entre 22 e 28 de junho.
* Devido à entrada de massas de ar polar, houve registro de geada em muitas áreas do Rio Grande do Sul, e até mesmo na Serra da Mantiqueira, na divisa entre SP e MG.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Frente fria e instabilidades trazem chuva e frio
* Nesta semana, muitas instabilidades e duas frentes frias vão passar pelo centro-sul do Brasil. Até o dia 04 de julho há expectativa de chuva volumosa no Sul e no sul de SP e de MS. Nessas áreas os acumulados ficam entre 50 e 80 milímetros, podendo até chegar a 120 milímetros no norte e noroeste do PR e extremo sul de MS.
* No Nordeste, o fluxo de umidade ainda é intenso neste começo de semana. A chuva continua atingindo a faixa leste, principalmente entre SE e RN, onde os acumulados podem chegar até 100 milímetros até o fim da semana.
* Em toda a faixa entre o Ceará e o oeste do Amazonas, também há previsão de chuvas mais constantes nessa semana em relação à semana passada. Mas os volumes acumulados não são tão altos, ficando em torno de 50 milímetros.
* Já as áreas do interior do Brasil, entre o sul de RO, o ES e o interior do Nordeste, ainda não recebem chuva nos próximos dias.
Figura 2: previsão de chuva acumulada entre 30 de junho e 04 de julho.
* A frente fria que passa no final da semana vem com uma grande massa polar, que novamente vai trazer uma onda de frio para o Brasil. Na manhã de sábado, volta a ocorrer geada em algumas áreas do Sul.
Figura 3: risco de geada para o dia 04 de julho.