Atualizado 30/11/2015
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Choveu nas áreas agrícolas do Oeste da Bahia.
* Na semana passada, além da chuva ter acontecido com frequência em grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste e do Paraná, o que chamou a atenção foi a volta da chuva no interior do Nordeste, principalmente no oeste da Bahia.
* A chegada de uma frente fria ao sul da Bahia estimulou a formação de nuvens carregadas no interior deste Estado e também no sul do Piauí e do Maranhão. No oeste baiano, algumas localidades registraram entre 70 e 100 mm de chuva.
* No Norte, o tempo ficou seco e quente no extremo norte da Região, mas na parte sul, entre o Acre e o Tocantins, ocorreram muitas pancadas de chuva.
* No Rio Grande do Sul, a semana teve predomínio de tempo firme. É possível ver na Figura 1, que a maior parte do Estado teve pouquíssima chuva.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 23 e 29 de novembro.
* Apesar das chuvas que voltaram a ocorrer no interior do Nordeste e também das chuvas que aconteceram ao longo do mês no Centro-Oeste, podemos ver na Figura 2, que mostra a anomalia de chuva para este mês de novembro, que a chuva ficou abaixo da média na maior parte do país, especialmente na porção centro-norte. Apenas algumas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste (principalmente São Paulo e Mato Grosso do Sul) e o Sul do Brasil, tiveram chuva acima da média. Esse padrão coincide com a influência do fenômeno El Niño.
Figura 2: Anomalia de chuva entre 01 e 29 de novembro.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com muita chuva no centro-sul do Brasil.
* Nesta semana, as pancadas de chuva mais fortes e frequentes ficarão concentradas no centro-sul do Brasil. Algumas localidades do norte do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo, podem acumular volumes acima de 100 mm.
* No interior do Nordeste, as pancadas de chuva retornam a partir de sexta-feira (04 de dezembro).
* A aproximação da Zona de Convergência Intertropical vai aumentar a chuva no norte do Amapá.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 01 a 05 de dezembro.
* Na segunda semana de dezembro, a Região Sudeste terá mais chuva, como pode ser observado na Figura 4.
Figura 4: Previsão de chuva acumulada para o período de 06 a 10 de dezembro.