Análise das condições do tempo da última semana:
A última semana foi marcada novamente pela passagem de uma frente fria pela região centro-sul e consequentemente por chuvas em grande parte da região. A chuva inviabilizou boa parte dos trabalhos de campo, como preparo do solo, colheita e plantio. Os maiores volumes continuaram a ser observados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina com registro de áreas alagadas o que dificultou os trabalhos de campo e também de transporte já que estradas foram danificadas.
Em grande parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia a última semana foi marcada pelo tempo seco e sem chuva o que possibilitou o avanço da colheita do milho safrinha, algodão, feijão, café e da cana de açúcar.
Previsão para os próximos dias Brasil:
A presença de uma frente fria sobre o Paraná e São Paulo deixa o tempo instável e com possibilidade de pancadas de chuva sobre a faixa leste destes dois estados. Há previsão de chuva também sobre a faixa norte e oeste da região Norte e em boa parte da faixa litorânea do Nordeste. Ao longo da semana as áreas de instabilidade perdem força e o tempo seco predomina em praticamente todo interior do Brasil, com exceção apenas para a faixa litorânea do Nordeste e também do Sudeste que ainda terão previsões para ocorrências de pancadas de chuva.
Facilidade na hora de tomar a decisão dentro do campo: Relatório de volume de chuva, quantidade de nuvens e possibilidade de granizo.
O padrão meteorológico manterá as condições favoráveis à realização da colheita do milho, algodão, feijão, café e da cana de açúcar e o avanço do plantio do trigo e demais culturas de inverno. Além disso, o tempo firme no Rio Grande do Sul possibilita o avanço do preparo do solo para as culturas de verão o que alivia as áreas que ficaram alagadas nas últimas semanas, por conta das fortes e continuas chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Qual a influência do clima na sua safra?
Frio
Com relação ao frio, as temperaturas continuarão baixas, principalmente durante as madrugadas em quase toda a região centro-sul do Brasil. Porém não há risco para ocorrência de geadas severas em nenhuma região produtora, em especial sobre as regiões de milho, feijão, café e de cana de açúcar durante os próximos 10 dias. Mas, em muitas localidades os termômetros poderão marcar temperaturas abaixo dos 10°C. Sendo que na faixa oeste e sul do Rio Grande do Sul, entre terça-feira (20) e quinta-feira (22) as temperaturas mínimas poderão ficar abaixo dos 4°C. Vale chamar a atenção que nesta terça-feira (20), os termômetros poderão marcar valores entre 1°C e 2°C em boa parte da metade oeste gaúcha e catarinense.
Veja também: Análise Brasil para o Inverno de 2017